Skip to main content

A previsão do tempo indica que a última semana de julho será de frio intenso em vários Estados, com temperaturas negativas, muita geada e até mesmo chance de neve.

Essas condições, segundo a Climatempo, são resultado de uma grande e forte frente fria que avança sobre o país e que virá associada a uma massa de ar frio de origem polar muito forte e um ciclone extratropical, que será importante para a ocorrência da neve.

saiba mais

Produtividade do milho safrinha deve cair até 30% após geadas, diz Conab

Fortes geadas no Brasil atingem cinturão do café e prejudicam lavouras

 

A frente fria que traz a forte massa de ar frio chega ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (26/7), com chuva e queda da temperatura. Na terça (27/7), as nuvens com chuva e o ar frio se espalham sobre Santa Catarina, Paraná e pelo oeste e sul de Mato Grosso do Sul. São Paulo tem dia quente e o extremo sul do Estado poderá  ter alguma chuva.

Na quarta (28/7) e na quinta (29/7), a frente fria avança sobre Sudeste e Centro-Oeste, mas a chuva será em poucas áreas de alguns Estados. O ar frio de origem polar causa queda de temperatura mais intensa no Sul, em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e chegando a Rondônia, Acre e ao sul do Amazonas.

Leia mais notícias sobre Tempo

Na quinta (29/7), inclusive, a Climatempo prevê que a frente fria tecnicamente já terá efeito sobre o sul do Pará, Tocantins e oeste/sul da Bahia, especialmente estimulando alguma nebulosidade, mas a chance de chover é baixa.

O pico do frio será na quinta e na sexta (30/7), quando se espera as mais baixas temperaturas no país. Para sexta e sábado (31/7), essa frente fria deve continuar seu deslocamento sobre o Nordeste, estimulando a chuva pelo leste da Bahia e Sergipe.

Mapa do Inmet com previsão do tempo para esta segunda-feira (26/7) (Foto: Inmet/Reprodução)

 

Neve e geada

O ar frio intenso combinado à entrada de umidade prevista para o final da próxima semana, favorece a ocorrência de neve, que é esperada para quarta (28/7) e quinta (29/7) nas áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul, planalto sul, serra, planalto norte e meio-oeste de Santa Catarina, e no sul do Paraná.

Já a geada volta a se formar nos Estados do Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no sul de Minas Gerais. Também há condições no sul e na região serrana do Rio de Janeiro, de acordo com a Climatempo.

saiba mais

Frio e geadas pelo Brasil ameaçam lavouras de café, cana, trigo e milho safrinha

 
Source: Rural

Leave a Reply