Skip to main content

O clima tem ido aos extremos em diferentes regiões do Brasil nos últimos dias. Enquanto a geada virou rotina no Sul, onde há chance até de neve na próxima semana, a umidade do ar é comparável a desertos no Centro-Oeste.

Nesta quinta-feira (22/7), na maior parte do Brasil, a área de alta pressão segue inibindo a formação de nuvens carregadas e garante tempo firme. As chuvas seguem concentradas entre o Norte e o Nordeste.

Já o frio segue perdendo força, apesar da manhã ainda gelada em grande parte do Centro-Sul. À tarde, o sol predomina e ajuda a elevar as temperaturas e a amplitude térmica aumenta.

saiba mais

Fortes geadas no Brasil atingem cinturão do café e prejudicam lavouras

Geada atinge lavouras de milho de segunda safra do Paraná

 

Na maior parte do Brasil, o que chama atenção é a baixa umidade relativa do ar, principalmente entre Mato Grosso e Mato Gosso do Sul, com índices entre 5 e 11%. O Centro-Oeste, inclusive, vem enfrentando um longo período de estiagem.

Cidades como Rio Verde (GO), Silvânia (GO) e Morrinhos(GO) registraram apenas 9% de umidade relativa do ar na terça-feira (20/7), valores comparados às áreas desérticas e estado de emergência (abaixo de 12%).

Leia mais notícias sobre Tempo

Até o final de semana, segundo a Climatempo, a umidade relativa do ar ficará extremamente baixa em todo o Centro-Oeste, com alto grau de severidade devido aos baixos valores registrados durante a tarde.

Na semana que vem, o destaque é para a chegada de uma nova frente fria no Sul a partir de segunda-feira (26/7), provocando chuva. Em sua retaguarda, mais uma massa de ar frio de origem polar volta a castigar a região no fim de julho, com possibilidade de neve no dia 28.

Mapa da Climatempo com previsão do tempo para esta quinta-feira (22/7) (Foto: Climatempo/Reprodução)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply