Skip to main content

A Lei 14.187, que permite a produção de vacinas contra a Covid-19 por indústrias de produtos veterinários, ainda tem um longo caminho para começar a produzir efeitos, segundo disse, em nota, o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), Emilio Salani. A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro com um veto ao artigo que previa a concessão de incentivo fiscal às indústrias para adaptarem suas instalações.

Vacina contra Covid-19 poderá ser produzida pela indústria veterinária (Foto: Reuters/Amanda Perobelli)

 

“Trata-se de um passo importante no combate à pandemia, mas é importante destacar que o caminho até a produção, de fato, dessas vacinas ainda é longo. Neste momento, ainda dependemos do interesse de alguma empresa detentora dessas tecnologias em produzir as vacinas localmente e, caso ainda não sejam registradas no Brasil, submeter seus produtos à avaliação da Anvisa, um processo que pode levar meses para ser concluído”, disse Salani.

Segundo ele, o trabalho de identificação de potenciais fornecedores está sendo realizado pelos ministérios da Saúde e Relações Exteriores. O executivo afirmou ainda que uma eventual transferência de tecnologia às indústrias do setor animal permitiria a produção do ciclo completo no Brasil e poderia garantir a autossuficiência brasileira na fabricação e uma vacinação em massa da população nos próximos anos.

saiba mais

Publicada lei que permite indústrias veterinárias produzirem vacinas

 

Para Salani, a lei é um reconhecimento à capacidade produtiva das fábricas, que foram vistoriadas antes da aprovação do Congresso. Uma delas, a Ourofino Saúde Animal, de Cravinhos (SP), recebeu também a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em maio. Procurada, a direção da empresa paulista, que está há 34 anos no mercado, tem estrutura de 180 mil metros quadrados e capacidade de produção de mais de 80 milhões de doses de vacina contra a febre aftosa por ano, não comentou o assunto.
Source: Rural

Leave a Reply