Skip to main content

A movimentação de cargas do setor portuário brasileiros cresceu 9,23% durante os cinco primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

Segundo o painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), foram movimentadas no período 484,7 milhões de toneladas de cargas pelos terminais do país.

Navio descarrega soja importada nos EUA no porto de Paranaguá (PR) 03/12/2020 (Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

 

Entre janeiro e maio, os portos privados registraram um aumento de 9,27% de carga transportes, o que equivale a 315,5 milhões de toneladas de cargas. Os portos públicos obtiveram o resultado de 9,14% a mais, chegando a movimentação de mais de 169 milhões de toneladas.

Destaca-se também no painel o crescimento da movimentação de cargas gerais, com aumento de 15,63%, e para o aumento da cabotagem de contêineres, que movimentou 14% a mais que em 2020. 

saiba mais

Alta nos preços internacionais faz exportações do agro baterem recorde em junho

Portos do Paraná ampliaram em 20% a produtividade na descarga de fertilizantes

 

“O crescimento é uma prova de que o setor está conseguindo dar conta da demanda, atendendo os setores resilientes da economia, como é o caso do agronegócio e setor mineral, e aquela história de portos ineficientes está ficando cada vez mais no passado”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Em 2020, o governo federal enviou ao Congresso a proposta de incentivo a cabotagem, o BR do Mar. Com isso, espera-se o aumento de 40% da capacidade da frota marítima dedicada a cabotagem nos próximos três anos. A proposta ainda aguarda votação no Senado.

Leia mais notícias sobre Infraestrutura e Logística
Source: Rural

Leave a Reply