Skip to main content

Os preços das hortaliças nas principais centrais de abastecimento do país apresentaram queda no mês passado, de acordo com o Boletim Prohort, divulgado nesta quinta-feira (15/7) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Bata e cebola apresentaram maiores reduções de preço, informa o relatório que, a partir deste mês, passa a incluir os valores praticados na Ceasa de Rio Branco (AC).

Cebola teve queda de preços, de acordo com a Conab (Foto: Px Here/Creative Commons)

 

Segundo a Conab, em algumas das centrais avaliadas no levantamento, valores de batata e cebola registraram quedas de preço superiores a 30%. Outro produto com desvalorização foi a cenoura. Em Minas Gerais, por exemplo, a cotação ficou 15,32% menor no mercado atacadista. Já o tomate teve comportamento diverso a depender da região, com queda de 25,12% em Minas e alta de 21,34% em Rio Branco.

saiba mais

Pernambuco amplia isenção de ICMS para fruticultura

 

Os técnicos destacam que, no caso da cenoura e da batata, a redução nos preços é uma tendência que vem sendo verificada desde o início, apensar de algumas altas, que são consideradas pontuais. O aumento de oferta, com condições climáticas favoráveis, influenciou o movimento do mercado.

Frutas

Entre as frutas, a Companhia Nacional de Abastecimento registrou redução nos preços da laranja no mercado atacadista, movimento explicado pela menor demanda e o tempo mais frio em diversas regiões do Brasil. Já em relação à maçã, o cenário é de alta, com influência do maior controle de oferta, em meio ao fim da colheita da variedade fuji.

Leia mais notícias sobre Hortifruti

“Nos próximos meses, os preços podem ser mantidos e terem pequenos aumentos de acordo com a capacidade dos classificadores em controlar a oferta via utilização das câmaras frias. Já as exportações dessa fruta nos seis primeiros meses deste ano subiram 79,72% em relação ao primeiro semestre de 2020, chegando a um volume comercializado de 92,90 mil toneladas”, diz a Conab.
Source: Rural

Leave a Reply