Skip to main content

Uma longa seca que já afetou dois terços do México parece prestes a piorar nas próximas semanas, com previsões alertando para altas temperaturas, danos às safras e escassez de água no horizonte, inclusive na populosa capital do país.

Especialistas estão soando o alarme para a possibilidade de que as culturas ressecadas resultem em uma produção menor, após as temperaturas terem atingido 40ºC em algumas partes do norte do México na quarta-feira (30/6), incluindo importantes áreas agrícolas.

Vaca na represa Aurelio Benassini, que tem baixos níveis de água devido a uma longa seca que atinge dois terços do México (Foto: REUTERS/Jesus Bustamante)

 

"Em alguns Estados, a irrigação praticamente desapareceu devido à falta de chuvas", disse Rafael Sanchez Bravo, especialista em águas da Universidade Autônoma de Chapingo, chamando atenção para os baixos níveis de reservatórios e a menor transferência de água para as fazendas.

A seca do México é semelhante à registrada no oeste dos Estados Unidos e Canadá, onde a produtividade das safras está ameaçada e o racionamento de água foi imposto.

saiba mais

Seca e crise hídrica têm relação direta com desmatamento na Amazônia

Seca obriga fazendeiros dos Estados Unidos a desistirem do plantio

 

Embora no ano passado as chuvas tenham ficado apenas 3% abaixo da média no México, a pressão sobre as reservas de água foi exacerbada por um aumento na demanda doméstica durante a pandemia de Covid-19, de acordo com relatório publicado pelo governo dos EUA no mês passado.

Agora, as esperanças de reabastecimento dos reservatórios mexicanos dependem do tradicional período chuvoso do país, conhecido formalmente como as Monções Norte-Americanas, que já está em andamento.

Leia mais notícias sobre Tempo

"Os próximos três meses serão realmente cruciais para o resultado desta seca", afirmou Andreas Prein, cientista atmosférico do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas de Boulder, Colorado.
Source: Rural

Leave a Reply