Skip to main content

A seca deixará a segunda safra de milho do Paraná ainda menor em 2021. A colheita foi estimada em 9,8 milhões de toneladas pelo Departamento de Economia Rural (Deral), que reduziu sua projeção em 500 mil toneladas ante o total previsto em maio.

Até o momento as perdas totais na safrinha do Estado, segundo produtor brasileiro do cereal, são estimadas em 4,9 milhões de toneladas, de acordo com o especialista do Deral Edmar Gervásio, que não descarta novas reduções à medida que a colheita avance.

Colheita de milho (Foto: Adrees Latif/Reuters)

 

Ele ainda citou preocupações com previsões de geadas. "Não só geada, mas ainda (a produção) pode ter reflexos da seca, com o início mais forte da colheita no próximo mês podemos ter um cenário mais efetivo da produtividade no campo", ressaltou.

Leia mais notícias sobre Milho

Com relação a geadas, ele confirmou indicações meteorológicas, mas disse que só é possível ter confirmação do fenômeno climático, previsto para a semana que vem, mais perto do evento.

"O Simepar está prevendo geada pra semana que vem, mas a acuracidade é muito pequena com este prazo, normalmente com 48 horas é mais realista."

saiba mais

Quebra na 2ª safra reduz em 8,4% a produção de milho do Brasil

Importação de milho dos Estados Unidos não reduzirá preços no Brasil

 

Na temporada passada, o Paraná colheu quase 12 milhões de toneladas na segunda safra. A queda neste ano ocorre após produtores ampliarem a área plantada em cerca de 10%, para 2,5 milhões de hectares, de olho nos bons preços e desafiando o calendário por conta de um atraso na colheita de soja.

Trigo anima

Por outro lado, a safra de trigo do Paraná, maior produtor do do Brasil, foi estimada nesta quinta-feira (24/6) em recorde de 3,87 milhões de toneladas em 2021, ante 3,8 milhões de toneladas na projeção de maio, informou o Deral.

Caso a previsão se confirme, seria um crescimento de 21% na comparação com a safra do ano passado, quando a cultura sofreu com problemas climáticos. O Deral projeta um aumento anual de área de 4% para o trigo, para 1,18 milhão de hectares.

saiba mais

Produção de trigo no RS deve avançar 37,8% neste ano para 2,89 mi t, diz Emater-RS

 

Cerca de 95% das lavouras estão em boas condições. Como o trigo está em fase inicial – a maior parte em desenvolvimento vegetativo -, não se encontra suscetível a perdas pelo frio.

As previsões apontam para a intensificação de uma massa de ar polar que indica riscos de geadas para o milho do Paraná e Mato Grosso do Sul, principalmente, no início da próxima semana, de acordo com a Rural Clima.

Leia mais notícias sobre o Trigo
Source: Rural

Leave a Reply