Skip to main content

Os representantes de pecuaristas e da indústria de carne bovina da Argentina se reuniram nesta terça-feira (22/6) com o presidente Alberto Fernández e só ouviram más notícias para o setor.

Além da proibição da exportação de sete cortes de carne bovina, haverá uma cota de exportação correspondente a até 50% do volume médio mensal exportado embarcado até agosto do ano passado.

Ficaram de fora das restrições as exportações já asseguradas para o mercado europeu (cotas Hilton – animais criados a pasto – e 481 – bois confinados) e para o norte-americano.

Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A notícia foi dada pelo ministro de Desenvolvimento Produtivo, Matías Kulfas, após o encontro de Fernández com os líderes ruralistas, na Casa Rosada, sede do governo argentino. As medidas fazem parte do que o governo denominou Plano Pecuário, cujo objetivo proposto é o de aumentar a produção e baixar os preços da carne. Os cortes proibidos para embarques externos são: costela, capa de filé, matambre, coxão duro, patinho, paleta a vazio.

“Estamos dando prioridade à mesa dos argentinos, o bolso das famílias através de mecanismos que permitam reverter o sistema de aumentos que não têm qualquer justificativa nos custos da cadeia”, disse Kulfas, repetindo um discurso bem conhecido pelo setor desde 2008, quando a então presidente Cristina Kirchner decidiu adotar medidas similares com o mesmo argumento.

saiba mais

Brasil deve propor nova lei para rastrear fornecedor indireto de gado, diz ministra

Redução nas compras feitas pela China acende alerta no setor de carne bovina do Brasil

 

Segundo Kulfas, o plano pretende elevar a produção de três milhões de toneladas anuais para “cinco milhões de toneladas e garantir três milhões para o mercado interno e dois milhões para exportação". O ministro explicou que a medida provisória de urgência assinada pelo presidente formalizará a proibição da exportação dos sete cortes mencionados.

Por outro lado, o governo voltará a permitir parcialmente as exportações de carne bovina que ficaram suspensas durante 30 dias. “As exportações serão reabilitadas, mas até 50% da média do ano passado. O que implica reabilitar, mas de forma gradual”, detalhou. Não está claro se essa redução ocorrerá sobre o total ou sobre o total deduzido das cotas com terceiros países, que estão isentos das restrições.

Leia mais notícias sobre Carne Bovina

Também participaram da reunião, o ministro da Agricultura, Luis Basterra, e todos os setores da cadeia produtiva da carne. Segundo o governo, “o objetivo é trabalhar com um diálogo aberto”, mas fontes do setor afirmam que as receitas são velhas conhecidas e não contam com diálogo. Esta tarde, os referentes do setor se encontravam reunidos para analisar os anúncios e possíveis medidas de protesto.

“Não há plano de pecuária", disse o presidente das Confederações Rurais Argentinas (CRA), Jorge Chemes. Para ele, um plano de pecuária seria incentivar a produção e a engorda dos animais. “Restrições de exportações, retenções (impostos), congelamento de preços … Isso tudo já conhecemos e terminou com uma forte queda da produção, perda do rebanho e de posição no mercado internacional”, detalhou à Globo Rural.

saiba mais

Arroba valorizada deve garantir lucro na pecuária em 2021 mesmo com alta dos grãos

Touro com quase 10 mil filhos e 344 mil doses de sêmen vendidas vai se aposentar

 

Os líderes dos produtores reclamaram que os preços nos açougues e nas prateleiras dos supermercados não podem ser garantidos por eles e que não adianta congelar o preço para o produtor porque é na venda ao consumidor, onde se dispara. "Toda a cadeia tem que estar comprometida e ser revisada e, mesmo assim, não sei se podem garantir a manutenção dos preços. É um contexto complexo e de alta  inflação ”, analisou o presidente da Federação Agrária Argentina, Carlos Achetoni.

Ambos consideram que os anúncios são sinais muito negativos para o setor porque gera desconfiança e insegurança. Além deles, os líderes da Sociedade Rural Argentina e da Confederação Intercooperativa Agropecuária, disseram que vão consultar suas bases para tomar uma posição. Ninguém descarta medidas de força, como paralisação das atividades e outros tipos de protestos. Eles reivindicam a liberação de 100% das exportações.

saiba mais

Brasil exporta menos carne, mas fatura mais nos 5 primeiros meses do ano

 

Consumo interno

Segundo o governo, a prioridade é “preservar a mesa dos argentinos”, país com um dos maiores consumos per capita de carne bovina. Já chegou a ultrapassar os 60 quilos por ano, mas atualmente gira em torno de 50 quilos/habitante/ano. Os controles sobre o setor exportador serão aprofundados e haverá “novas medidas para evitar possíveis subfaturamento e desestimular manobras ilegais”, disse o ministro Kulfas

O governo também informou que a comissão formada por integrantes da cadeia de carne e funcionários terá 30 dias para elaborar detalhes do Plano Pecuarista, que estará nas mãos ministérios do Desenvolvimento Produtivo e da Agricultura, Pecuária e Pesca.

Leia mais notícias sobre Economia
Source: Rural

Leave a Reply