Skip to main content

Ainda que seja caracterizada por solos com deficiência em drenagem natural, as terras baixas gaúchas foram capazes de garantir uma boa produtividade a partir de uma nova técnica de plantio. Os resultados foram registrados em um estudo da Embrapa realizado em seis propriedades da região, com lavouras de soja e milho.

O objetivo dessa pesquisa é adaptar culturas de terras altas para as terras baixas usando o sistema sulco-camalhão. A cultura é plantada no trecho mais elevado (camalhão) e os sulcos laterais servem para escoamento da água de drenagem e irrigação, por onde passam os rodados das máquinas.

Plantação de soja onde foi realizada a pesquisa da Embrapa, no Sul (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

Com essa tecnologia, a primeira safra do experimento observou um aumento de 20 sacas por hectare em comparação à média de produção da área ao lado, que não usou esse sistema. Já na segunda safra o aumento foi ainda maior, de 26 sacas por hectare.

Considerando o custo médio de R$ 637 por hectare para a aplicação da técnica de sulco-camalhão e os dois anos de trabalho, a equipe de pesquisadores, técnicos e produtores envolvidos no Projeto Sulco considera os resultados animadores. Esses dados serão divulgados com mais detalhes em uma transmissão ao vivo da Embrapa no dia 16 de junho, esta quarta-feira.

saiba mais

Brasil terá queda no processamento de soja em 2021, prevê Abiove

 

O estudo aponta que a cultura de soja bem adubada pode alcançar cerca de cinco mil quilos por hectare, com estabilidade e usando boas cultivares. E com o milho não é diferente, é possível chegar à produção de 12 toneladas do grão ano a ano, independentemente das condições climáticas.

“Os resultados têm sido muito bons, gerando estabilidade de produção. No sistema convencional, em anos secos ou de muita chuva, a produção de soja e milho é baixa. Já em anos em que está tudo bem com o clima, produz bem. E no sistema sulco-camalhão do Projeto Sulco temos tido boas produções com estabilidade”, destaca o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, José Maria Parfitt, sobre o projeto que é realizado em parceria público-privada.

saiba mais

Exportação de soja do Brasil perde força, mas segue acima do registrado em 2020

Indicador do milho do Cepea bate recorde real em maio

 
Source: Rural

Leave a Reply