Skip to main content

O bom desempenho do agronegócio deve fazer com que a participação do setor no PIB brasileiro ultrapasse os 30% em 2021. A projeção é de estudo feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O levantamento ainda destaca que, após alcançar crescimento recorde em 2020, o PIB do agronegócio teve alta de 5,35% no primeiro trimestre deste ano. Entre as causas, estão o crescimento de quase 8% do ramo agrícola, já que o pecuário recuou 1,96%.

Colheita de soja, principal commoditie produzida no Brasil (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

Pesquisadores do Cepea destacam, ainda, o avanço de 14,77% do PIB do segmento primário (“dentro da porteira”). "Ressalta-se, contudo, que a intensa alta nos custos com insumos atuou em direção contrária, limitando o crescimento", observam.

Por outro lado, segundo o estudo, a alta nos custos resultou em crescimento de 6,65% do PIB do segmento de insumos. Também chama atenção o crescimento do PIB de agrosserviços (6,62%), reflexo do bom desempenho do campo e do impacto sobre o uso de serviços de transporte, comércio, armazenagem, entre outros.

saiba mais

Problemas climáticos reduzem safra brasileira de grãos em quase 10 milhões de toneladas

Ministério da Agricultura estima valor da produção acima de R$ 1 trilhão

 

Na pecuária, entrertanto, os resultados foram mais modestos no primeiro trimestre. "Em geral, o avanço intenso dos custos com insumos está corroendo o PIB das cadeias pecuárias", observa o levantamento.

De acordo com pesquisadores do Cepea, o custo com insumos subiu a taxas bastante superiores às observadas para o valor bruto da produção, pressionando as margens do setor pecuário. "Diante disso, e da baixa oferta de boi gordo para abate, que limitou os resultados do PIB via produção, o crescimento do PIB desse segmento se limitou a 2,54% no trimestre."

Leia mais notícias sobre Economia

Já nas agroindústrias, as valorizações dos animais vivos e de outros custos industriais, somadas à dificuldade de repassar esses aumentos, sobretudo no mercado doméstico, também têm pressionado as margens. Nesse cenário, o PIB da agroindústria pecuária acumulou queda de 5,37% no primeiro trimestre do ano.

Para os agrosserviços, o PIB teve redução de 6,33%. Pesquisadores do Cepea indicam que, no geral, os menores volumes de gado e de carne bovina produzidos e o estreitamento das margens diante de fortes elevações de custos explicam esse resultado.

saiba mais

Abate de bovinos atinge menor patamar desde 2009

 
Source: Rural

Leave a Reply