Skip to main content

Os produtores de milho no Paraná iniciaram a colheita da segunda safra em meio a uma previsão de queda de 13,4% no volume em comparação ao ciclo anterior, em função da estiagem.

Segundo o Departamento de Economia Rural, da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, a previsão é colher 10,3 milhões de toneladas na safrinha. No ciclo 2019/20, o volume ficou em 11,9 milhões de toneladas.

Colheita de milho em lavouras do Paraná (Foto: Secretaria de Agricultura do Paraná/Divulgação)

 

A redução de 13,4% se deve, sobretudo, à irregularidade nas chuvas desde o ano passado e, em especial, à ausência de precipitação nos períodos mais críticos para o desenvolvimento das plantas.

A seca comprometeu, também, a qualidade do produto. Conforme o Deral, só 22% da área total de 2,5 milhões de hectares estão em condições boas. Em situação mediana, encontram-se 46% da área, enquanto 32% têm condições ruins.

saiba mais

StoneX prevê exportação recorde de soja pelo Brasil e safra de milho 17% menor

Governo do RS adia cobrança de ICMS do milho importado de países do Mercosul

 

Historicamente, a colheita da safrinha de milho começa no final de maio, avança de forma tímida durante junho, ganha volume em julho e agosto, e termina em setembro e outubro.

A expectativa é de que as chuvas ocorridas nos últimos dias aumentem a umidade e ajudem a estancar as perdas de produção. Para os produtores, os preços seguem altos, com a saca de 60 quilos negociada em torno de R$ 80, informou o Deral.

Leia mais notícias sobre Milho
Source: Rural

Leave a Reply