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Seguindo o exemplo de gigantes da tecnologia na América Latina que adentraram o setor financeiro oferecendo serviços de pagamento integrados às suas plataformas, como fez o Mercado Livre, a plataforma de fretes FreteBras anuncia nesta terça-feira (1/6) o lançamento de sua conta digital.

Com cerca de 545 mil caminhoneiros e 13 mil empresas cadastrados, a logtech mira ter 7,5 mil clientes em seu serviço bancário até o fim de 2021. “A meta é movimentar R$ 1 bilhão", diz o head de soluções financeiras da empresa, Kauê Santos.

O diretor de operações da FreteBras, Bruno Hacad, ao lado de um caminhoneiro, com um celular à mão. A startup conta com mais de 500 mil caminhoneiros em sua comunidade (Foto: Divulgação/FreteBras)

 

Para atingir o audacioso objetivo, a FreteBras promete mais segurança aos caminhoneiros ao garantir o recebimento do saldo do frete via aplicativo, evitando que o motorista fique sem receber por seu trabalho, além de isenção de taxas, tanto em mensalidade quanto para transações.

Às empresas, a startup de logística pretende oferecer retorno em dinheiro de 1% dos pagamentos efetuados pela plataforma. O cashback terá teto de R$ 5 mil, informa.

Outra vantagem anunciada pela empresa é uma nova linha de crédito para capital de giro. A expectativa é disponibilizar às transportadoras assinantes R$ 300 milhões até o fim de 2021.

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Como não irá cobrar taxas bancárias, a empresa pretende capitalizar a partir de serviços, sobretudo do cartão pré-pago que a conta vai oferecer.

“Toda vez que nosso cliente fizer uma compra com esse cartão, será gerada uma taxa de interchange, um valor pago pelo estabelecimento por ter utilizado o serviço de crédito. Também será possível rentabilizar dinheiro que estiver parado nessas contas, mas não é o principal objetivo”, explica o head de soluções financeiras da startup.

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A FreteBras afirma que irá oferecer cashback de 3% nas compras realizadas com o cartão atrelado à carteira digital de seu serviço bancário e saques sem custo em qualquer caixa da rede 24h ou lotéricas.

“O usuário poderá pedir até cinco cartões para a mesma conta, que podem ser destinados a cônjuges e filhos. O controle dos adicionais está atrelado à conta principal”, completa a empresa.

Serão oferecidos ainda crédito pessoal para os motoristas e capital de giro para as empresas. Dentro do marketplace da FreteBras, estarão outros serviços não bancários, como tags de pedágio que poderão ser pagos com o sistema de pagamento da logtech.

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Antes da opção de pagamento via conta na própria plataforma ser lançada, as empresas que aderem ao aplicativo pagavam os caminhoneiros de forma direta, via transferência bancária ou cartão de frete eletrônico, documento validado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para registrar o pagamento eletrônico do serviço. Esses meios continuam a ser válidos após o lançamento da carteira digital.

A FreteBras informa que suas contas estão disponíveis exclusivamente para seus clientes e usuários. Segundo a companhia, a solução irá permitir que as empresas que usam o seu serviço efetuem o pagamento de fretes de forma direta, sem que seja necessário sair do site da empresa, via PIX ou TED, ambos sem custo.

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Desafio da desbancarização

Embora o auxílio emergencial tenha diminuído esta quantia, ainda existem 34 milhões de brasileiros sem conta bancária ou que a usam com pouca frequência, de acordo com dados do Instituto Locomotiva, referentes a janeiro de 2021. O número é maior entre os trabalhadores informais. E é a esse público que a FreteBras quer oferecer seu serviço.

De acordo com Kauê Santos, estudos recentes mostram que por volta de R$ 100 bilhões deixaram de ser transacionados no mercado em função da carta-frete, espécie de vale que caminhoneiros trocam em postos por combustível e alimentação.

“Isso não significa que esse caminhoneiro que aceita carta-frete não tenha conta. Mas é um número bem relevante para a gente, que revela a necessidade de regularização e bancarização desse grupo”, afirma.

Head de soluções financeiras da empresa, Kauê Santos (Foto: Divulgação/FreteBras)

 

Outras empresas já viram um mercado a ser aberto nesse mesmo nicho. Na semana passada, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou o lançamento de um banco digital voltado a transportadoras e caminhoneiros, complementando uma estratégia em que a montadora busca ampliar fidelidade de clientes e a base de dados que vem construindo sobre o setor nos últimos anos.

Já o TruckPad, concorrente da FreteBras, oferece pagamento via carteira digital desde março de 2020. Chamado TruckPad Pay, o serviço está disponível para as empresas que assinam o plano mensal do aplicativo, que pode chegar a custar R$ 5 mil por pacotes fechados de frete, de acordo com o site da companhia.

A FreteBras também trabalha com modelo de assinatura, mas não pretende restringir sua carteira digital aos assinantes. Para abrir sua conta, o caminhoneiro interessado deve fazer o cadastro da conta digital pela FreteBras via site ou aplicativo da empresa.

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Source: Rural

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