Skip to main content

A consultoria AgRural divulgou hoje mais uma estimativa de produção do milho de segunda safra na região Centro-Sul e projeta agora a colheita de 60 milhões de toneladas, ante as 65,1 milhões de toneladas projetadas em 6 de maio e as 73 milhões de toneladas previstas em 19 de abril. Os analistas da AgRural estimam que, em relação ao potencial inicial, as perdas do milho de segunda safra, provocadas pela falta de chuva, já ultrapassa 17 milhões de toneladas.

(Foto: Agustin Marcarian/Reuters)

 

A nova estimativa de produção da AgRural para o Centro-Sul baseia-se em área de 12,9 milhões de hectares (inalterada em relação à estimativa do início de maio e 6% superior à da safrinha passada) e em produtividade de 77,5 sacas por hectare. “Se confirmada, essa produtividade será a mais baixa do Centro-Sul desde a safrinha 2016.

Eles explicam que o novo corte de produtividade se deve à revisão para baixo do rendimento médio esperado de todos os estados produtores do Centro-Sul, “e só não foi maior porque algumas chuvas esparsas levaram alívio a uma parte das lavouras mais tardias. Para a maioria das áreas, porém, as precipitações chegaram tarde demais. De todo modo, Mato Grosso, embora tenha quebra de safra, é o estado com o melhor desempenho, já que recebeu chuvas relativamente boas em abril e também alguns volumes em maio.

saiba mais

Brasil avalia contrato de opção para estimular milho em vez de soja no verão

 

A estimativa da AgRural para o Centro-Sul somada aos números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Norte/Nordeste resulta em produção brasileira de 64,6 milhões de toneladas de milho na safrinha 2021, ante 69,6 milhões de toneladas no começo de maio e 75,1 milhões de toneladas na safrinha 2020. A produção total de milho do Brasil (primeira, segunda e terceira safras somadas) na temporada 2020/21 é estimada agora em 90,9 milhões de toneladas, ante 102,6 milhões no ciclo 2019/2020.
Source: Rural

Leave a Reply