Skip to main content

O Ministério da Agricultura lançou nesta terça-feira (25/5) o portal Observatório da Agropecuária Brasileira com dados e informações estratégicas para nortear tomada de decisões do próprio governo, de produtores, do terceiro setor e da sociedade em geral.

Com 200 bases estratégicas de dados, o portal tem duas plataformas: uma estatística, com dados, tabelas e gráficos, e outra geoespacial, com a integração dos dados territoriais.

Segundo o ministério, o objetivo é fortalecer e aprimorar a integração, a gestão, o acesso e o monitoramento dos dados e informações de interesse estratégico. A plataforma é aberta ao público, mas o acesso a algumas informações dependem dos perfis de acesso.

Na foto, produtor na lavoura. Plataforma terá divisão por paineis temáticosc, incuindo crédito rural, produtos agrícolas e solos (Foto: Sergio Ranalli)

 

O coordenador-geral de Informações Estratégicas do ministério, Raimundo Deusdará Filho, que apresentou a plataforma em live com a ministra Tereza Cristina e convidados, diz que o Observatório tem divisões por painéis temáticos.

Entre elas, estão crédito rural, produtos agrícolas e solos. Nos produtos agrícolas, por enquanto, é possível consultar por enquanto dados de seis culturas, mas a base vai se expandir e incluir nos próximos meses a pecuária.

saiba mais

Pesquisa inédita aponta baixo impacto da Covid-19 nos negócios dos produtores rurais

Municípios do agro têm nível de desenvolvimento humano menor no Brasil, diz pesquisa

 

É possível saber, por exemplo, área plantada, produção, produtividade, custo de produção, estoques, leilões de compra e venda, importação e exportação, janelas de plantio, riscos climáticos, informações atuais etc. Os dados do levantamento de safra do café, com estimativa de queda de 22,6% na produção, divulgados nesta terça, já estão no portal.

“O Observatório prevê a disponibilização de soluções inovadoras de tecnologia da informação e comunicação, permitindo a disponibilização e a visualização simultânea de um robusto conjunto de fontes de dados e informações atualizadas e consolidadas, que complementam o entendimento das cadeias produtivas do setor”, diz Deusdará.

Contando com 20 parceiros, entre eles a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Universidade Federal de Lavras, o levantamento de dados para a plataforma, segundo a ministra, começou há um ano e meio com a inauguração da “sala de situação” ou sala de operações dentro do ministério.

Leia mais notícias sobre Agricultura

“Na época, quando convidei o presidente Jair Bolsonaro para conhecer a sala, tínhamos apenas o equipamento, o espaço e a ideia. Foi uma teimosia minha. Sabia que precisávamos de informações atualizadas e seguras em uma plataforma. Isso vai fazer o Brasil mudar sua imagem porque não haverá mais desconhecimento sobre a agropecuária brasileira", afirmou Tereza Cristina.

O usuário já pode fazer a gestão e cruzamento dos dados, exportar e compartilhar em suas redes sociais. Em julho, devem ser acrescentadas informações sobre assistência técnica, assuntos fundiários, agricultura familiar, pesca, pecuária de corte e comércio e mercado exterior.

O reitor da Universidade Federal de Lavras, João Crhisóstomos de Resende Junior, disse que o lançamento é impactante e que não existe saída fora da ciência. “O Ministério da Agricultura tem avançado na missão de incentivar a produção de alimentos com responsabilidade social e ambiental.”

saiba mais

Pandemia aumenta interesse do produtor rural em comprar e vender on-line, aponta pesquisa

 

Para o presidente da CNA, João Martins Filho, o lançamento do portal é o que faltava para coroar a gestão de Tereza Cristina. “A senhora recebeu um Fusquinha quando assumiu o ministério e está entregando uma Ferrari.”

A ministra agradeceu e disse que o Observatório é realmente um marco histórico e que a agropecuária brasileira merecia essa plataforma. “Sem falsa modéstia, vamos mesmo deixar uma Ferrari para os agricultores brasileiros. Espero que a gente continue colocando combustível nessa Ferrari.”

Leia mais notícias sobre Política

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), disse que, nos últimos três anos, a agropecuária brasileira avançou com celeridade enorme em novas tecnologias, inovação e levantamento de dados.

“Se já somos tão grandes em produção de alimentos e produtividade, imaginem o tamanho que teremos com a organização dos dados.”

A expectativa é de que cerca de 1 milhão de consultas sejam realizadas por semana. A ferramenta suporta 500 acessos simultâneos a suas bases de dados.

saiba mais

 

 
Source: Rural

Leave a Reply