Skip to main content

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira (25/5) o início dos testes em humanos do soro anti-Sars-CoV-2, produzido em cavalo e desenvolvido pelo Instituto Butantan. A informação é da Agência Brasil. Esta será a primeira vez que o soro será aplicado em voluntários humanos.

Nesta primeira fase, será selecionado um número restrito de voluntários para receber os anticorpos gerados pelos cavalos.Os cientistas vão avaliar a segurança e estudar a dose ideal para aplicação.

Teste de soro de cavalos para combate à Covid-19 (Foto: Instituto Vital Brazil/Divulgação)

 

O objetivo dos testes é reduzir a letalidade e a gravidade da doença e aliviar o sistema de saúde. Os anticorpos gerados pelos cavalos seriam 50 vezes mais concentrados que o dos humanos.

O pedido de autorização foi feito no início de março e aprovado no dia 24 do mesmo mês, mas o início estava condicionado à entrega de um protocolo clínico com as adequações necessárias, que ainda não estava disponível.

saiba mais

Cientistas treinam abelhas para detectar contaminação por Covid-19 pelo cheiro

Anvisa já inspecionou duas indústrias veterinárias interessadas na produção de vacinas contra Covid-19

 

Nos testes em animais, como coelhos e camundongos, os cientistas infectaram os animais com o vírus e, dois dias depois, quando começaram a apresentar os sintomas, aplicaram o soro extraído dos cavalos. Foi verificada, então, uma diminuição da carga viral e uma redução do processo inflamatório.

Os testes em pessoas são fundamentais para que o instituto possa avançar no desenvolvimento do medicamento e, depois, solicitar seu registro junto à Anvisa para o uso do produto no mercado.

Leia mais notícias sobre Pesquisa e Tecnologia

Segundo a agência, a autorização ocorreu após uma avaliação criteriosa dos aspectos técnicos e de segurança do produto. "A avaliação da proposta de pesquisa foi feita integralmente pela Anvisa, sem a participação de outras agências estrangeiras, já que as fases iniciais de testes clínicos do soro serão feitas apenas no Brasil.”

saiba mais

Ministro da Saúde visita planta da Ourofino para tratar de produção de vacinas contra Covid-19

Pesquisa inédita aponta baixo impacto da Covid-19 nos negócios dos produtores rurais

 
Source: Rural

Leave a Reply