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Fundada por ex-alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que criou uma horta residencial inteligente, a greentech Brota Company recebeu seu primeiro aporte de capital. A plataforma APEX Partners reuniu R$ 1 milhão em investimento na startup.

O sistema funciona de maneira simples: basta inserir uma cápsula vendida pela empresa – que contém um “solo inteligente” preparado com as quantidades adequadas de nutrientes para a semente que se quer plantar -, colocar água no reservatório do equipamento uma vez a cada 25 dias e esperar a plantar crescer.

Após o desenvolvimento do produto, o êxito em uma campanha de crowdfunding, com o propósito de permitir a qualquer um a cultivar plantas em casa, consolidou a Brota Company como startup. Na oportunidade, foram captados quase R$ 536 mil, e vendidos 2.500 kits produzidos pela companhia, superando a meta afixada no site Catarse em 450%.

Em destaque, os fundadores da startup, da esq. para à dir., Rodrigo Farina, Juan Correa e Bruno Arouca, fundadores da Brota Company (Foto: Divulgação/Brota Company)

 

O sistema Brota está disponível no site da empresa por R$ 225. Cada cápsula de reposição custa outros R$ 30. "Em apenas cinco meses, a Brota vendeu quase R$ 2,4 milhões, o que evidenciou a existência de um alto potencial de mercado para o inovador produto", afirmou o sócio e gerente de private equity, venture capital e dívida da Apex Partners, Felipe Caroni, em comunicado.

De acordo com o informe, a empresa disponibiliza hoje oito opções de cápsulas, entre elas camomila-húngara, alface baby leaf e orégano bravo-europeu.

A Brota pretende usar o aporte para dar mais robustez ao produto, projetar novas opções de plantio e lançar um sistema próprio de iluminação artificial, além disponibilizar outras 22 cápsulas com culturas variadas, entre temperos, hortaliças e chás. A empresa, que hoje tem 15 funcionários, planeja também dobrar o número de colaboradores até o final do ano.

 

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"Estamos muito felizes e animados com o apoio recebido da Apex. Acreditamos que a sociedade tem anseio por soluções que deem oportunidade de escolha por uma vida mais saudável, mais contato e menos impacto na natureza", declarou o CEO da Brota, Rodrigo Farina, em nota.

A startup afirma contar com 13 mil clientes e tem a meta de chegar aos 25 mil ainda em 2021, distribuindo mais de 300 mil cápsulas e atingindo R$ 7 milhões de faturamento.

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Projeto nasceu na universidade

Sistema Brota em sala de estar modelo. Produto sai por R$ 225 no site da empresa (Foto: Divulgação/Brota Company)

 

A semente para a criação do sistema Brota nasceu de uma conversa entre Farina e outro fundador da startup, Juan Correa. Vegetariano há cerca de dois anos, Correa estudou engenharia na UFRJ e queria se tornar cada vez mais independente do consumo externo de produtos, buscando uma rotina mais sustentável.

Aos poucos, os amigos e criadores da empresa começaram a perceber que esse era um hábito que muitos brasileiros diziam ter ou que gostariam de ter.

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Um estudo conduzido pela própria startup – realizado antes da pandemia de coronavírus – trouxe a confiança que faltava para o pontapé inicial. A pesquisa em sete capitais, com centenas de pessoas, mostrou que cerca de 74% dos entrevistados gostariam de ter uma horta em casa, mas não a cultivavam por razões diversas.

Desse percentual, 72% das pessoas afirmaram não encontrar tempo na rotina, 69% disseram não plantar por falta de conhecimento e 59% por não ter espaço em casa.

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Source: Rural

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