Skip to main content

Os portos de Paranaguá e Antonina ampliaram em 20% a produtividade média na descarga de fertilizantes, para 42.890 toneladas de adubo diariamente, no primeiro quadrimestre de 2021, informou a empresa Portos do Paraná, em nota. Em igual período de 2020, a média era de 35.481 toneladas/dia.

Segundo o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, o aumento foi possível porque os operadores do segmento nos dois portos atuam com equipamentos de alto rendimento, mão de obra eficiente e contam com uma frota de caminhões que atende tanto aos armazéns de retaguarda como ao interior. "Assim otimizamos o frete de retorno, quando o caminhão chega com soja e volta com adubo", afirma o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, em nota.

Terminal de fertilizates no Porto de Paranaguá (Foto: Manoel Marques/Ed. Globo)

 

Ainda conforme Teixeira, os portos contam também com berços com descarga direta em correias transportadoras que levam os produtos até os armazéns. Para o diretor da Associação de Graneis Sólidos de Importação (Agrasip), Rivadavia Simão, entre os fatores que influenciaram nas importações estão a demanda crescente por adubos e a capitalização dos produtores de soja, que venderam recentemente a safra da oleaginosa. Segundo ele, o mercado antecipou a compra dos produtos nos primeiros meses do ano.

"Muitos misturadores aproveitaram que os preços dos fertilizantes estavam subindo e anteciparam as importações para preparar as próximas safras", disse, no comunicado.

saiba mais

Governo lança pacote de medidas e promete maior renda para caminhoneiros

Ministro apresenta estudo para desestatização da Ferroeste

 

Segundo ele, as importações do Brasil devem ficar na casa das 36 milhões de toneladas, ou seja, 3 milhões a mais que no ano passado, e Paranaguá deve captar 30% deste volume. Os fertilizantes representam cerca de 43% das importações dos portos de Paranaguá e Antonina.

Nos primeiros quatro meses do ano, 3,221 milhões de toneladas dos produtos foram descarregadas pelos operadores paranaenses. O volume é 12% maior que o observado em igual período de 2020 (2,875 milhões de toneladas). Ainda conforme a nota, o Porto de Paranaguá é o maior do País na importação de fertilizantes.

Leia mais notícias de Infraestrutura e Logística
Source: Rural

Leave a Reply