Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (18/5) no site da Revista Globo Rural.

Carne na Argentina

 

(Foto: Getty Images)

 

O governo da Argentina decidiu suspender as exportações de carne por 30 dias. A notícia, que surpreendeu o setor produtivo, foi justificada por uma nota do Ministério de Produção e Desenvolvimento Produtivo “como consequência do aumento persistente da carne bovina no mercado interno”.

A mesa de Enlace, que reúne as quatro entidades ruralistas mais importantes da Argentina, se encontra reunida para estudar medidas e não descarta uma greve de produtores, como afirmou o presidente da Confederações Rurais Argentinas (CRA), Jorge Chemes.

Protesto de pecuaristas

 

(Foto: Divulgação)

 

Após mais de uma hora de reunião virtual na manhã desta terça-feira (18/5), os presidentes das quatro principais entidades do agronegócio argentino (Sociedade Rural, Confederações Rurais, Federação Agrária e Confederación Intercooperativa Agropecuaria Limitada), que compõem a denominada Mesa de Enlace decidiram suspender a comercialização de gado, a partir das 12h da quinta-feira (20/5), até às 12h da sexta-feira (28/5).

A medida é para demonstrar a rejeição à decisão do governo de suspender as exportações de carne bovina por 30 dias. O anúncio será feito às 12h30, durante entrevista coletiva liderada por representantes de produtores rurais.

Rural Argentina rebate governo

 

(Foto: Divulgação)

 

O presidente da Sociedade Rural da Argentina (SRA), Daniel Pelegrina, em entrevista exclusiva à Globo Rural, alertou que o fechamento das exportações de carnes por 30 dias é um erro, representa um retrocesso e causará danos irreparáveis a um setor produtivo que gera empregos e movimenta a economia do país.

Pelegrina classificou de “incondizente” o diálogo com o presidente Alberto Fernández, sinalizou que há um forte racha dentro do governo, que impede o avanço de uma política agropecuária consistente, e fez a advertência de que os produtores rurais estão em estado de alerta.

Novo recorde da soja

 

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) elevou sua projeção para os embarques de soja do Brasil em maio, a 16,19 milhões de toneladas, ante os 15,3 milhões estimados na semana passada, indicando um novo recorde mensal, mostraram dados da entidade nesta terça-feira.

Até o momento, a máxima histórica de vendas da oleaginosa foi batida em abril, com 15,67 milhões de toneladas embarcadas, segundo dados da Anec.

Embarque de frutas

 

(Foto: Carlos Stein)

 

As frutas brasileiras têm elevado sua participação no mercado internacional, avalia a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta terça-feira (18/5), no boletim Prohort. De acordo com a instituição, o volume embarcado cresceu 21,39% de janeiro a abril deste ano, em relação ao mesmo período no ano passado. Em faturamento, a elevação foi de 23,22% na mesma comparação.

Em nota, a Conab informa que a Europa é o principal destino das frutas brasileiras, especialmente os Países Baixos, Reino Unido e Espanha. Entre os produtos exportados, o destaque no primeiro quadrimestre foi a maçã, cujas exportações mais do que dobraram no período, ficam próximas de 60 mil toneladas.

Menor safra de cana

 

(Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

A safra de cana do centro-sul do Brasil em 2021/22 deverá atingir 574,8 milhões de toneladas, queda de 4,6% ante a temporada 2020/21, devido ao impacto da seca e de uma queda de área plantada, estimou nesta terça-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esse volume para a temporada recém-iniciada, se confirmado, será o menor desde a temporada 2018/19, quando a colheita de cana na região que responde por cerca de 90% da moagem de cana caiu para 572,7 milhões de toneladas.

Proteína alternativa

 

(Foto: Divulgação)

 

A Câmara dos Deputados aprovou, pela primeira vez, uma emenda parlamentar de apoio à pesquisa no setor de proteínas alternativas.

Destinada pelo deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), a verba de R$ 530 mil garantirá avanços no estudo do cultivo e aproveitamento econômico de algas marinhas cultivadas na região de Paraty.

A pesquisa, coordenada pela professora Ana Lúcia Vendramini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai examinar o aproveitamento da espécie de alga Kappaphycus alvarezii como potencial ingrediente para produtos de origem vegetal.

Infravermelho identifica fungos

 

(Foto: Embrapa/Divulgação)

 

Uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conseguiu identificar fungos que atacam o grão de milho por meio de um método inovador.

Os cientistas combinaram imagens hiperespectrais de infravermelho próximo, técnica conhecida pela siga em inglês NIR, com métodos de reconhecimento de padrões e tiveram sucesso na identificação das espécies F. verticillioides e F. graminearum, fungos que mais acometem os grãos e responsáveis pela produção das principais micotoxinas.

Ferroeste

 

(Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

 

O Ministério da Infraestrutura apresentou, nesta terça-feira (18/5) o estudo de viabilidade técnico-econômica que visa a desestatização da Estrada de Ferro Paraná Oeste, mais conhecida como Ferroeste.

Durante o evento, que contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, também foi assinado o contrato de arrendamento do terminal portuário PAR12, localizado no Porto de Paranaguá (PR).
Source: Rural

Leave a Reply