Skip to main content

Ana Primavesi foi pioneira da agroeconlogia no Brasil (Foto: Marcelo Min/Ed. Globo/Divulgação)

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através de sua Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho, vai receber, catalogar e tornar disponível para consulta todo o acervo da produção técnica e científica da agrônoma Ana Maria Primavesi, considerada uma das pioneiras da agroecologia no Brasil. A informação foi divulgada na página do Facebook dedicada à pesquisadora, que morreu no ano passado, aos 99 anos.

De acordo com a postagem, feita pela biógrafa de Ana Primavesi, Virginia Mendonça Knabben, a previsão inicial é entregar o material até julho deste ano. São revistas, periódicos, livros e documentos, originais de livros escritos pela agrônoma, cartas e aulas. Tudo será enviado para Campinas (SP) onde será disponibilizado.

“As pessoas que se interessarem poderão manusear este material, muitos deles com anotações e marcações da própria Ana”, informa a postagem.

saiba mais

Ana Primavesi tem produção reunida em site

O legado sustentável da centenária pioneira da agroecologia no Brasil

 

Nascida na Áustria, em 1920, Ana formou-se em Agronomia em seu país de origem, sendo uma das poucas mulheres de sua época a ter acesso ao ensino universitário. Após a Segunda Guerra Mundial, mudou-se para o Brasil junto com o marido, onde passou a viver da agricultura e a desenvolver seu trabalho de produção técnica e científica de cerca de 80 anos dedicados à ciência.

A obra de Ana Primavesi, além de sua trajetória, pode ser conhecida também em seu site oficial, lançado em 3 de outubro de 2019, quando a pesquisadora comemorou seu 99º aniversário. Ela morreu em 5 de janeiro de 2020, em São Paulo.
Source: Rural

Leave a Reply