Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

 

O Brasil tem 1.383 cervejarias registradas e, pela primeira vez, todos os Estados têm ao menos uma fábrica. É o que apontou o Anuário da Cerveja 2020, divulgado nesta sexta-feira (30/4) pelo Ministério da Agricultura, que traz estatísticas do setor cervejeiro no país.

Em 2020, foram registradas 204 novas cervejarias e outras 30 cancelaram seus registros, o que representa um aumento de 174 empresas em relação ao ano anterior (+14,4%).

"A expansão do mercado cervejeiro no Brasil vem crescendo nos últimos dez anos e essa tendência se manteve em 2020 mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia", diz o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do ministério, Carlos Vitor Müller.

saiba mais

Conheça a cerveja à base de soja inventada no MS que promete mais cremosidade

Nova cerveja brasileira terá preço que varia conforme o desmatamento na Amazônia

 

Os Estados com maior crescimento no número de cervejarias em 2020 foram Piauí (+200%) e Paraíba (+60%). A maioria das fábricas fica em São Paulo – 285, uma alta de 18,2% em relação a 2019. Entre os municípios, o destaque vai para Ribeirão Preto (+50%) e São Paulo (+44%). Já o número de municípios com cervejarias chegou a 609 (+5%).

O anuário também traz os dados de densidade de cervejarias por habitantes. Nesse quesito, Santa Catarina lidera, com 41.443 habitantes por cervejaria registrada. Em nível municipal, nove dos 10 municípios com maior densidade de cervejaria por habitante estão no Rio Grande do Sul, com destaque para Santo Antônio do Palma (RS), com 1.062 por cervejaria.

saiba mais

Indústria da cerveja reage à polêmica entre pecuaristas e Heineken sobre dia sem carne

Pecuaristas pedem boicote à Heineken e cervejaria recua sobre dia sem carne

 

A tendência de concentração de cervejarias no Sul e no Sudeste se manteve em 2020, com 85,6% dos estabelecimentos nessas regiões. O coordenador-geral de Vinhos e Bebidas diz que o motivo é a maior atividade econômica nesse locais, além de fatores culturais.

“Na região Sul, há uma grande concentração de imigração de povos de origem europeia, então, essas cidades têm uma propensão maior a ter atividades relacionadas à produção dessas bebidas”, ressalta Müller.

Em 2020, também houve uma ampliação no número de pequenos municípios com cervejaria. Segundo Müller, isso se deve ao atendimento a demandas locais e porque, nos grandes centros urbanos, o espaço para novos estabelecimentos pode estar perto da saturação.

saiba mais

Dia Internacional da Cerveja: veja receitas de drinks com a bebida

Cerveja feita de mandioca vira fonte de renda para agricultores do Maranhão

 

 

Menos produtos

Em 2020, foram concedidos 8.459 novos registros de produtos para cerveja, o que representa uma redução de 15% em relação a 2019. É a primeira vez desde 2008 que ocorre uma diminuição no número de novos registros.

“Sabemos que muitos lançamentos de novos produtos foram impactados pela pandemia, pelas restrições de consumo e restrições econômicas de forma geral. Com um menor número de lançamentos, há um menor número de registros também”, diz o coordenador.

O Estado de São Paulo registrou 2.347 novos produtos em 2020. Em Santa Catarina, foram 1.413, enquanto Minas Gerais teve 1.233. O número total de registros para cerveja no Brasil chegou a 33.963, conforme o anuário.
Source: Rural

Leave a Reply