Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

As tendências de chuvas e temperaturas para os meses de abril, maio e junho em todo o país foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na 16ª edição do Boletim Agroclimatológico Mensal – Abril de 2021. De acordo com o boletim, a tendência é de predominância de chuvas abaixo das médias nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, situação bem diferente do Norte e Nordeste, onde devem ficar de acordo ou até acima das médias, avaliam os meteorologistas.

saiba mais

Inmet lança aplicativo com informações meteorológicas para o setor agrícola

Inmet prevê chuva em todo o país nos próximos 15 dias

 

Na região Norte, as chuvas deverão ocorrer acima ou próximas à média climatológica. A temperatura do ar próxima à superfície deverá se manter acima da média em grande parte da região. Em abril, a previsão indica predomínio de excedentes hídricos no solo em grande parte da região. Em maio e junho, os maiores excedentes devem ser registrados mais ao norte da região, enquanto estados de Rondônia e Tocantins, sul do Pará e do Amazonas devem ter déficits hídricos.

No Nordeste, a previsão indica chuvas acima da média sobre mas na porção norte, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, principalmente em abril. Nas demais áreas, a previsão é de irregularidade. As temperaturas do ar devem predominar próximas e acima da média, principalmente no Matopiba (região entre os estados de Maranhão, Tocantins Piauí e Bahia). Em abril, a previsão indica predomínio de excedente hídrico no solo sobre o norte do Maranhão, Piauí e Ceará Já no norte da Bahia, oeste de Pernambuco, de Sergipe, de Alagoas e sudeste do Piauí, devem ocorrer déficits de água no solo.

saiba mais

VÍDEO: Terça-feira será marcada por chuvas no norte e no nordeste do Brasil

Embrapa lança uva desenvolvida no Nordeste

 

 

Mapa (Foto: Sisdagro/Inmet)

 

A previsão do Inmet para a Região Centro-Oeste indica chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média sobre a maior parte da região, com início do período seco a partir de maio. As temperaturas deverão predominar em valores próximos e acima da média durante o trimestre. O balanço hídrico indica áreas com baixo excedente hídrico sobre o norte e oeste de Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal para o mês de abril. Nos meses de maio e junho, a previsão é de déficit hídrico em grande parte da região.

No Sudeste, deve predominar chuva abaixo da média também em grande parte da região. Para os meses de abril a junho, a tendência é de excedente de água no solo somente sobre o sudeste de São Paulo. Para as demais áreas, são previstos déficits hídricos, principalmente no norte de Minas Gerais.

saiba mais

Cana/Agroconsult: Centro-Sul deve processar 600 milhões de toneladas

Problemas climáticos diminuem produtividade da safra de soja no Centro-Oeste

 

Para a Região Sul, o trimestre deve ser de chuva abaixo da média em praticamente toda a região, exceto no sudeste do Rio Grande do Sul. A temperatura do ar deverá prevalecer acima da média sobre o meio norte do Estado, parte central e oeste do Paraná, além do oeste de Santa Catarina. Nos meses de maio e junho, a previsão indica o predomínio de excedente hídrico para o solo em praticamente toda Região Sul.
Source: Rural

Leave a Reply