Skip to main content

Navio Pacific Myra deve zarpar na quarta-feira (14/4) (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

 

O Porto de Paranaguá anunciou que está realizando o maior embarque de farelo de soja em um só navio de sua história. A carga de 108,577 mil toneladas do produto será levada para a Holanda pelo graneleiro Pacific Myra, de 292 metros de cumprimento e 45 de largura, atracado no berço 214. A capacidade total da embarcação é de até 180 mil toneladas de graneis sólidos.

De acordo com comunicado da Portos do Paraná, que administra os terminais de Paranaguá e Antonina, o navio atracou no último sábado (10/4) por volta das 17 horas. Nesta segunda-feira (12/4), ainda faltavam 65 mil toneladas a serem embarcadas. A previsão é do Pacific Myra zarpar na quarta-feira (14/4).

saiba mais

Governo federal arrecada mais de R$ 216 milhões com licitação de áreas portuárias

Porto de Antonina faz movimentações inéditas de exportação e importação

 

Ainda de acordo com a Portos do Paraná, o embarque marca uma evolução constante nos volumes exportados através desse mesmo berço de atracação. Em junho de 2020, foram embarcadas 102,2 mil toneladas. Em julho, foram 104,2 mil.

“Estamos nos superando a cada novo grande embarque, e conseguindo carregar cada vez mais, com segurança e eficiência”, diz o presidente da autoridade portuária, Luiz Fernando Garcia, no comunicado.

Ainda conforme a Portos do Paraná, a carga está sendo colocada no navio a partir de quatro locais diferentes que compõem o Corredor de Exportação. Pelos silos públicos, serão carregadas 20.272 toneladas; pelo terminal Centrosul, 9 mil toneladas; pelo terminal Coamo, 37.327 toneladas; e pelo terminal Cotriguaçu, 31.478 toneladas. A agência responsável é a Cargill e a operação é da Tibagi.

“Para esse tipo de operação, solicitamos um aceite técnico do porto. A Portos do Paraná, por sua vez, autoriza o recebimento do navio mediante um planejamento de atracação, avaliando as condições de espaço e compatibilidade com os navios dos berços adjacentes”, explica Gilmar Francener, gerente de Operações.
Source: Rural

Leave a Reply