Skip to main content

Milho safrinha (Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

Com a promessa de uma tecnologia revolucionária e inédita no Brasil de alta tolerância ao estresse hídrico e performance superior, a Pioneer, marca de sementes da Corteva Agriscience, lança dois híbridos de milho.

A tecnologia Optimum AQUAmax vem nos híbridos P3845VYHR e P3808VYHR, recomendados para o plantio da safrinha na região central do Brasil e que prometem ajudar o produtor a minimizar o risco de adversidades climáticas e maximizar a produtividade e a segurança no plantio.

Os novos híbridos estão sendo testados em áreas demonstrativas de cerca de 500 agricultores, especialmente no Centro-Oeste, na safrinha 2021 e estarão disponíveis comercialmente na temporada 2022. Os materiais prometem um incremento produtivo de, pelo menos, 8% em condições de estresse hídrico.

saiba mais

Plantio de milho 2ª safra 20/21 chega a 99% no Paraná; semeadura do trigo começa

Altas temperaturas no RS provocam perdas no milho e estresse nas lavouras de soja

 

“O que a gente traz tende a inovar e revolucionar a forma como o produtor pensa e investe no milho no ambiente tropical, principalmente, com máxima produtividade mesmo em condições adversas”, afirma Frederico Barreto, líder de marketing de sementes da Corteva Agriscience.

O novo híbrido P3845VYHR traz em sua genética, segudo a Pioneer, elevado potencial produtivo, ampla adaptação nos diferentes ambientes e níveis tecnológicos, o que lhe confere alta estabilidade na safrinha. O material registrou produtividade 10% superior em condições de estresse hídrico no período de enchimento de grãos.

Em condições climáticas normais, o P3845 também promete produtividade superior em relação aos demais produtos, com 164,7 sacas por hectare na safrinha 2019 e 2020, em mais de 1.140 comparações. Considerando Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os resultados foram ainda mais elevados, com 171 sacas por hectare, em média, em 580 comparações.

saiba mais

Previsão de clima seco liga alerta no campo para reta final da segunda safra de milho

 

O híbrido P3808VYHR carrega, também, genética de alta produtividade para as diversas regiões do Brasil, além de aptidão para grãos e silagem. Possui ainda tolerância às principais doenças, como o complexo de enfezamentos, que ocorre na safra e safrinha.

Os lançamentos Optimum AQUAmax também garantem, segundo a empresa, maior eficácia no enchimento de grãos, stay green acentuado (capacidade de permanecer verde durante o enchimento de grãos) e tecnologia Bt, que confere proteção contra insetos e tolerância a herbicidas através da transgenia.

Pesquisa

O desenvolvimento dos híbridos levou dez anos de seleção dos materiais mais adaptados às condições mais adversas de clima na região central do país. Os híbridos apresentam ciclo precoce.

saiba mais

Exportação de milho cai 38% em volume em março ante março de 2020

 

“Começamos em 2010 conduzindo os experimentos em ambientes em que criamos uma situação de seca e estresse hídrico. Ao longo dos anos, fomos caracterizando os materiais dessas condições e fazendo o genotipagem, buscando quais as sequências de DNA que estavam relacionados à seca. Em 2014/2015, fizemos os primeiros cruzamentos e esses materiais começaram a ser testados sob condições de ambientes de estresse e não estresse. Após cinco anos de testes, elegemos esses dois produtos”, explica Carlos Raupp, líder de pesquisa em sementes na Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai.

A tecnologia já está presente comercialmente em áreas de produção de clima mais tropical nos Estados Unidos e Europa, representando entre 40% a 50% das vendas de sementes de milho da Pioneer nessas regiões.
Source: Rural

Leave a Reply