Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (5/4) no site da Revista Globo Rural.

Ministra da Agricultura é vacinada

 

(Foto: Twitter/Reprodução)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, recebeu nesta segunda-feira (5/4) a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Ela fez questão de postar no Twitter o momento em que foi vacinada. “Boa tarde! Acabo de tomar a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O governo tem trabalhado para imunização em massa dos brasileiros", escreveu.

Colheitadeira capota em SC

 

(Foto: Bombeiros de SC/Divulgação)

 

Os moradores de Monte Carlo, cidade com menos de 10 mil habitantes no interior de Santa Catarina, foram surpreendidos no último sábado (3/4) com um acidente inusitado.

Uma colheitadeira de grande porte perdeu os freios enquanto descia um dos trechos da avenida Enio Lopes de Albuquerque, que corta o município, e colidiu com um imóvel, um carro e uma carreta até, finalmente, tombar centenas de metros depois.

Heineken e pecuaristas

 

(Foto: Pikrepo)

 

Na última terça-feira (30/3), a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) recebeu em ambiente virtual a equipe de diretores da Heineken Brasil. Segundo informações da Acrimat, o encontro foi realizado a pedido da cervejaria.

Estiveram presentes, representando a multinacional, Mauro Homem, diretor de Relações Corporativas, e Marina Ferreira, diretora de Assuntos Governamentais e Institucionais.

Frigorífico fecha as portas

 

(Foto: Divulgação/Frigol)

 

Diante da baixa oferta de boi gordo e da fraca demanda interna, o Frigol, quarto maior frigorífico de abate de bovinos do país, anunciou nesta segunda-feira (5/4) que encerrará suas atividades em Cachoeira Alta, interior de Goiás.

A empresa mantinha uma unidade arrendada na cidade com capacidade de abate de até 80 animais por hora e que vinha apresentando resultado negativo nos últimos anos – o que se agravou no atual contexto da pecuária. O fechamento levará à demissão de 413 funcionários que atuavam na operação.

Tecnologia para grãos no Piauí

 

(Foto: André Schaun/Ed. Globo)

 

O Piauí foi o estado mais pobre do Brasil durante muitas décadas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mas, nos últimos 30 anos, o cenário econômico vem se transformando por lá, e um dos grandes responsáveis por isso é a evolução e adaptação da agricultura no Cerrado brasileiro, principalmente com plantio de soja e milho.

Uma prova disso é Baixa Grande do Ribeiro, a 600 km de Teresina, que é o único representante do Piauí entre os 50 municípios com o maior valor de produção agrícola do Brasil. O Estado integra o chamado Matopiba, sigla que abrange ainda as regiões agrícolas de Maranhão, Tocatins e Bahia.

Exportação de soja

 

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A exportação de soja do Brasil em abril tem potencial de superar o mesmo mês do ano passado, quando o país registrou uma máxima histórica de embarques para todos os meses, com estoques já regularizados nos portos e a forte demanda da China e de países europeus pelo produto brasileiro, de acordo com a programação de navios e um especialista.

Há no "line-up" para abril, segundo a agência marítima Cargonave, cerca de 250 navios programados para embarcar soja, ante aproximadamente 190 embarcações previstas nesta época do ano passado para o mesmo mês, quando o país teve exportações recordes de 14,85 milhões de toneladas, conforme dados do governo.

Queda nos embarques de milho

 

(Foto: Reuters)

 

O Brasil exportou 294,5 mil toneladas de milho em março, 38% a menos do que em igual mês do ano passado, quando foram embarcadas 472,7 mil toneladas do cereal. A receita com as vendas ao exterior no mês passado atingiu US$ 74,9 milhões, 17% abaixo do verificado em março de 2020, US$ 89,9 milhões.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia e consideram milho não moído, exceto milho doce. O volume exportado em março aponta a natural desaceleração dos embarques de milho ao longo do primeiro semestre. Em fevereiro, o País embarcou 822,9 mil toneladas de milho, 142% mais do que em fevereiro de 2020.

Alga marinha na ração bovina

 

(Foto: Cassiano Ribeiro/Ed.Globo)

 

A produção de gado sustentável e com menos impactos ambientais é uma realidade cada vez mais próxima, aponta estudo da Universidade da Califórnia, Davis, nos Estados Unidos. Em uma fazenda de gado confinado, uma parte do rebanho recebeu algas misturadas à ração e teve sua emissão de metano reduzida em mais de 80%.

A alimentação consistia em 80 gramas diárias de alga vermelha misturada à ração. Essa planta tem a característica de inibir uma enzima presente no sistema digestivo de vacas que contribuem para a produção de metano.

Consumo de café nos EUA

 

(Foto: REUTERS/Callaghan O'Hare)

 

Menos pessoas consumiram café nos Estados Unidos durante a pandemia de coronavírus em comparação com os níveis vistos antes da crise sanitária, embora a bebida continue sendo –com folga– a mais popular do país, indicaram os resultados de uma pesquisa nacional publicada nesta quinta-feira.

O estudo, encomendado pela Associação Nacional do Café (NCA, na sigla em inglês), apontou que 58% das pessoas nos EUA tomaram ao menos um café no dia anterior àquele em que responderam à pesquisa, versus 62% um ano antes.
Source: Rural

Leave a Reply