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(Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters)

 

O navio gigante repleto de contêineres que bloqueia o Canal de Suez do Egito por quase uma semana foi totalmente desencalhado nesta segunda-feira (29/3). Com isso, o tráfego na rota pode ser retomado, disse a autoridade responsável pelo canal, em comunicado.

O Ever Given, de 400 metros de comprimento, ficou preso na diagonal de uma seção sul do canal com ventos fortes na terça-feira passada, interrompendo o tráfego na via marítima mais curta entre a Europa e a Ásia.

Mais cedo, a Autoridade do Canal de Suez (SCA) já havia informado que a maior parte do navio havia sido endireitada ao longo da margem leste do canal e que as operações de rebocamento seriam retomadas assim que a maré subisse.

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Após dragagem e escavação no fim de semana, equipes de resgate da SCA e uma equipe da empresa holandesa Smit Salvage tentaram libertar o navio usando rebocadores na madrugada desta segunda-feira, disseram duas fontes marítimas e marítimas.

Por volta do meio-dia, no horário local, rebocadores podiam ser vistos manobrando ao redor do navio, alguns com cabos de reboque acoplados, agitando a água abaixo deles. O tráfego marítimo através do canal será reiniciado assim que o navio for direcionado para a área dos lagos – uma seção mais ampla do canal, disse o SCA.

Pelo menos 369 navios aguardavam para transitar pelo canal, incluindo dezenas de navios porta-contêineres, graneleiros, petroleiros e de gás natural liquefeito (GNL) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), disse o presidente da SCA, Osama Rabie.

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O SCA disse que pode acelerar comboios através do canal. "Não perderemos um segundo", disse Rabie à televisão estatal egípcia.

Ele disse que pode levar de dois e meio a três dias para limpar o acúmulo, e uma fonte do canal disse que mais de 100 navios poderão entrar no canal diariamente. O grupo de transporte marítimo Maersk disse que as interrupções indiretas no transporte global podem levar semanas ou meses para se desfazer.

"Temos movimento, o que é uma boa notícia. Mas eu não diria que é moleza agora", disse Peter Berdowski, CEO da Boskalis, empresa-mãe de Smit Salvage, à rádio pública holandesa.

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Cerca de 15% do tráfego marítimo mundial transita pelo Canal de Suez, que é uma importante fonte de receita em moeda estrangeira para o Egito. A paralisação estava custando ao canal em torno de US$ 15 milhões por dia.

As taxas de embarque para os navios petroleiros quase dobraram depois que o navio encalhou, e o bloqueio interrompeu as cadeias de abastecimento globais, ameaçando atrasos onerosos para as empresas que já lidam com as restrições decorrentes da Covid-19.

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Source: Rural

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