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 Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 14% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados; destes, 22% são vegetais e frutas (Foto: Pierre Duarte/Ed. Globo)

 

A Bayer lançou, nesta quinta-feira (18/3), durante o segundo dia do Food Tech Expo 2021, o Food Loss Challenge, uma competição para startups de soluções contra o desperdício de alimentos no campo. Centralizado no Brasil, o desafio é identificar empresas de impacto global na cadeia de produção de frutas e hortaliças com o intuito de reduzir perdas.

“Temos 1,3 bilhão de toneladas de alimentos perdidos por ano no mundo. São muitas calorias e vitaminas perdidas, que não vão alimentar as pessoas, e é um uso sem fim de terra, água e energia. Isso nem sempre é calculado para a sociedade porque é algo que a gente não vê”, salientou Caspa van Rijnbach, líder de TI e Transformação Digital da Bayer, durante a apresentação no evento.

A competição reunirá startups do Brasil em quatro verticais: Produção no campo; Tecnologia agrícola, com soluções de plataformas e processos digitais que venham a agregar na captura e processamento de dados; Processos que aumentam o tempo de prateleira e a segurança dos alimentos; e Transporte e Armazenamento no campo, com ideias relacionadas à logística.

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Segundo André Fukugauti, gerente de projeto em Inovação Aberta da divisão agrícola da Bayer, as startups devem mostrar como suas soluções seriam relevantes para evitar as perdas e quanto os negócios da Bayer poderia contribuir. “Selecionamos algumas culturas que podem ter uma solução direta: tomate de mesa, melão, alguns vegetais como folhosas e brássicas e a batata, que tem uma problemática global e a capacidade e o potencial de expansão é muito grande no Brasil”, explicou.

Fukugauti ressalta que as perdas totais na cadeia de produção agrícola representem cerca de 14%, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).  Desses, 25% são de tubérculos e raízes, 12% de alimentos de origem animal, 22% de frutas e vegetais e 7% de cereais.

“Esse desafio é uma bela porta de entrada para startups que querem entrar no agro”, disse ele, lembrando ainda que, embora o desafio esteja centralizado no Brasil, vale para startups do mundo todo. “Qualquer uma que possa solucionar esse problema é bem-vindo”.

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De acordo com Caspa van Rijnbach, o desafio é uma maneira de se conectar, cada vez mais, com o sistema e encontrar alternativas de inovação aberta, com a participação de todos os players do setor.

“Nosso objetivo está mudando: queremos cada vez mais integrar startups, universidades e sociedade para trazer essas soluções junto com a gente, para os desafios da sociedade.  Acreditamos que não da pra fazer isso sozinho”, disse o líder de Transformação Digital.

A segunda chamada do Challenge está marcada para 17 de junho e a terceira para 5 de agosto. As startups selecionadas serão informadas até o final do dia 13 de setembro e a apresentação dos finalistas ao corpo de jurados será no dia 29 de setembro deste ano.
Source: Rural

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