Skip to main content

 (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A expressiva valorização do milho e da soja neste início de ano, principais componentes da ração animal usada para alimentar vacas leiteiras, tem pressionado as margens de lucro do setor neste início de ano. Segundo números levantados pela Embrapa Gado de Leite, os custos de produção da pecuária de leite acumulam alta e 29% no país quando comparados a fevereiro do ano passado enquanto o preço pago ao produtor caiu de R$ 2,16 em outubro para menos de R$ 2 no último mês.

“Houve um grande aumento recente. De novembro do ano passado a fevereiro deste ano, a elevação dos custos pagos pelo produtor foi de quase 16%”, explica o analista Lorildo Stock. O aumento nos custos ocorre justamente num momento em que o mercado interno dá sinais de fraqueza após a redução do auxílio emergencial e endurecimento das medidas de isolamento social para conter a Covid-19. “Os valores são menores e o montante de recursos despejados na economia deve ser entre 10% e 15% do que foi liberado em 2020”, observa o pesquisador Glauco Carvalho ao lembrar que o benefício não deve estimular a demanda doméstica como ocorreu no ano passado.

“É difícil de fazer qualquer previsão neste contexto de pandemia, em questão de dias ou semanas, pode surgir um fato novo e mudar tudo”, completa Carvalho. Com isso, os pesquisadores da Embrapa avaliam que mesmo a entressafra, que começa a partir de abril e costumam ampliar um pouco as margens de lucro do produtor, “não há expectativa de o setor viver um momento tão positivo quanto o ano que passou no curto prazo”.

saiba mais

Lácteos/Rabobank: forte aumento de preços em leilão internacional se deve à China

Fim do auxílio emergencial e queda no consumo preocupam mercado de lácteos no Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply