Skip to main content

Frísios são animais rústicos, não demandam muitos cuidados e têm nos dias de hoje função sobretudo de atrelagem (Foto: Divulgação/ Janne e Ricardo Zaviasky)

 

 

 

Os cavalos da raça friesian, conhecidos como frísio no Brasil, existem há séculos. De acordo com publicações especializadas, são originários da região da Frísia, na Holanda, onde há registros da preseça desses animais datados do século 16, ainda na Idade Média. Na época, eram utilizados como cavalos de batalha e de trabalho.

Em solo brasileiro, sua presença é recente. Os primeiros exemplares chegaram em 2005, com destino ao haras Black Foot, no município paranaense de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba. 

O haras Vale do Aretê, sediado em Araçariguama (SP), calcula que um potro da raça custa, hoje, em torno de R$ 30 mil. Já um animal adulto, por volta de 80 mil reais em leilões. Há também mercado para inseminação artificial, diz o dono do estabelecimento, André Ganc.

Existem ainda duas variações da raça: o arabo-friesian, cruzamento com cavalo árabe, numa mistura 75% friesian e 25% árabe; e o warlander, mescla com animais ibéricos, em porcentagem de 50% para cada raça.

A história e a beleza dessa raça de cavalos chamaram a atenção do casal de fotógrafos Janne e Ricardo Zaviasky, que resolveram fazer um ensaio fotográfico mostrando os animais em liberdade. De pelagem e olhos pretos, com até 1,75 metro de altura na cernelha, os animais foram retratados próximo ao mar, no litoral Sul de São Paulo.

O trabalho foi inspirado em registro de cavalos selvagens no litoral francês, em Camargue, e planejado durante seis meses. Os fotógrafos entraram em contato com criadores e conseguiram dois cavalos para servirem de modelo. Os animai sforam transportados de São Paulo para um haras no litoral do Estado.

“A história dos Friesians tem tudo a ver com liberdade, durante tanto tempo esses cavalos selvagens foram usados como animais de trabalho e, hoje, poder fotografá-los livres era tudo o que mais desejávamos”, afirmam os fotografos, em nota. “O cenário escolhido foi um trecho da praia de terreno plano, areia pouco fofa e de mar mais calmo, para não assustar nem lesionar os modelos”, acrescenta Janne.

Confira algumas fotos do ensaio

saiba mais

Cavalos: conheça mais sobre as raças gypsy e friesian

9 dúvidas sobre cavalos

 

(Foto: Divulgação/ Janne e Ricardo Zaviasky)

 

(Foto: Divulgação/ Janne e Ricardo Zaviasky)

 

 

(Foto: Divulgação/ Janne e Ricardo Zaviasky)

 
Source: Rural

Leave a Reply