Skip to main content

Da esq. p/ dir: Rafa Brites, Michele Rabelo Morais, Simoni Tessaro, Simone Dameto e Flávia Montans (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Toda história merece ser contada. É por acreditar nisso que o Prêmio das Mulheres do Agronegócio chega à 4ª edição e começa a receber inscrições a partir desta segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A nova edição da premiação foi anunciada durante live da influenciadora Rafa Brites, transmitida pelo Instagram dela e também no Youtube e Facebook da Revista Globo Rural.

Rafa conversou com as produtoras rurais Michele Rabelo Morais, Flávia Montans, Simoni Tessaro e Simone Dameto. Além de agricultoras, as convidadas da transmissão virtual também são as novas embaixadoras do Prêmio, e dividiram com o público um pouco das trajetórias, que incluem desafios, persistência e vitórias.

saiba mais

Mulheres do agro se preparam cada vez mais e vencem barreiras para liderar negócios no campo

 

Histórias

Após uma sucessão familiar inesperada, Michele se viu no impasse de manter a empresa, tocada, anteriormente, pelo pai em Pato de Minas (MG), em equilíbrio entre produção e saúde financeira. “Para mim foi um grande presente estar a frente dos negócios, de ser uma mulher nova, tendo que enfrentar alguns preconceitos, mas abraçando isso com muito orgulho”. Orgulhosa, ela conta que a Fazenda CBM, leva as iniciais dela e de suas irmãs: Cintia e Bianca.

A história de Flávia Montans começa na região paranaense de Procópio Ferreira, mas foi em Rio Verde (GO) que ela se viu desafiada a tocar o negócio da família, inclusive por ser bisneta, neta e filha de agricultores. “De repente eu virei a chefe de família, tive que assumir a propriedade e tenho muito orgulho disso”, conta, ao se lembrar que precisou abandonar família e amigos no Paraná, mas que o esforço foi recompensado.

saiba mais

Conheça a jovem brasileira que criou uma startup para produzir ovos à base de plantas

 

Durante a live, Flávia enalteceu o trabalho dos agricultores aliado à sustentabilidade. “Não tem como falar do agronegócio sem falar de sustentabilidade”, e fez questão de mencionar práticas adotadas em sua propriedade, como o plantio direto, uso de fertilizantes biológicos, adoção consciente de defensivos agrícolas, entre outras medidas. “Além de todo o agricultor ter o mínimo de 20% de reserva legal”, reforçou.

Outro exemplo de equilíbrio ambiental, social e econômico foi citado pela engenheira agrônoma e influenciadora Simone Dameto, de Goiânia (GO). Ela conta que, ao cultivar girassol para produção do óleo, tem uma parceria com apicultores durante a florada, a fim de contribuir com a polinização e a produção do mel de abelha.

“A mulher tem sensibilidade e costuma ser mais atenta à inovação. Por isso, dá para produzir e dá para preservar ao mesmo tempo”, defende.

No Sítio Santa Mônica, em Serranópolis do Iguaçu (PR), a líder cooperativista Simoni Tessaro lembra que assumiu a propriedade com a mãe e a irmã, ainda com 12 anos de idade. Defensora da produção segura e em grande escala, Simoni afirma que é possível garantir a alimentação para as próximas gerações e ao mesmo tempo manter preservação.

“Tem muitas práticas que às vezes fazemos e não são enxergadas, como a compostagem que fazemos e depois usamos nas nossas lavouras. Sou apaixonada pelo agro e pelas boas práticas, isso é possível”, diz.

Rafa Brites, que, recentemente, adquiriu uma propriedade rural de 120 mil m², disse que deseja ter dicas de plantio e administração no campo com as embaixadoras. “Devemos valorizar a sabedoria do solo, da cultura, do plantio, e a alimentação é a base de tudo. É muito importante valorizar o trabalho que as mulheres fazem com tanta dedicação”.

saiba mais

Mulheres precisam estar na liderança para incentivar novas gerações, diz Rafa Brites

 

As outras embaixadoras do Prêmio Mulheres do Agro 2021 são: Tatiele Dalfior Ferreira (Governador Lindenberg, Espírito Santo); Mara Motter (Três Arroios, Rio Grande do Sul); Clarisse Liana Weber Volski (Pitanga, Paraná); Kamila Laida Guimaraes Aguiar (Rio Verde, Goiás); Luciana Dalmagro (Batatais, São Paulo) e Aretuza Negri (Piracicaba, São Paulo).

Inscreva-se

A premiação, idealizada pela Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e apoio da Revista Globo Rural, promove a valorização de produtoras rurais brasileiras que fazem a diferença no campo, se destacando à frente de propriedades de pequeno, médio e grande porte por suas gestões inovadoras e sustentáveis.

Para se inscrever, acesse www.premiomulheresdoagro.com.br até o dia 20 de agosto. As vencedoras serão reveladas durante o 6º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que terá formato digital em 2021, entre 25 e 27 de outubro. Desde a primeira edição, mais de 550 produtoras já se inscreveram na iniciativa, que premiou 27 delas de várias regiões do Brasil.

Perdeu a live e quer conferir? Assista abaixo na íntegra:

 
Source: Rural

Leave a Reply