Skip to main content

Colhieta de soja avança, mas ainda está atrasada em relação ao ano passado (Foto: Divulgação)

 

A colheita da safra 2020/2021 de soja ganhou um pouco mais de ritmo na semana passada, puxada pelo aumento do número de áreas prontas e pelo tempo mais firme nas regiões Sul e Sudeste e em partes do Centro-Oeste, segundo a consultoria AgRural. Os analistas observam que o atraso nos trabalhos ainda é grande, devido ao retardo no plantio, provocado pela falta de chuvas no final de setembro do ano passado.

O Levantamento da AgRural mostra que 25% da área cultivada com a oleaginosa no Brasil estava colhida até a última quinta-feira (25/2). O avanço semanal foi de 10 pontos percentuais. Na mesma época do ano passado 40% da área de soja estava colhida.

saiba mais

Produtores e caminhoneiros reclamam da demora para descarregar soja em MT

Brasil caminha para safra recorde de soja, embora clima ainda desafie colheita

 

Os analistas comentam que, mesmo com o avanço recente, os 25% colhidos ainda representam o índice mais baixo para esta época do ano desde a safra 2010/2011. Não fosse o excesso de chuva em fevereiro, que ampliou o atraso causado pelo plantio tardio, a colheita poderia ter chegado a pelo menos 33% da área, de acordo com cálculos da AgRural.

Na semana passada, uma nova revisão de safra feita pela consultoria elevou a estimativa de produção dos 131,7 milhões de toneladas divulgados em janeiro para 133 milhões de toneladas. O número será revisado novamente em março.

O levantamento também mostra que a área estimada para a safrinha 2021 de milho estava 39% plantada até a última quinta-feira, “com bom avanço sobre os 24% de uma semana antes, mas ainda com atraso significativo em relação aos 67% do mesmo período do ano passado”.
Source: Rural

Leave a Reply