(Foto: Estúdio de Criação)
Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (9/2) no site da revista Globo Rural.
Melancia amarela
(Foto: Fotot: Nunhems Basf/Divulgação)
A melancia amarela tem ganhado cada vez mais espaço nos supermercados e no gosto dos consumidores. Além da cor diferente, a fruta é mais doce e tem menos caroços do que a original.
Embora já exista na natureza, a melancia amarela passou por um processo de hibridização e melhoramento convencional para atingir as características desejadas.
Falta de gado
(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
Na última semana, a arroba bovina ultrapassou R$ 300, em uma forte alta que pressiona as margens da indústria em meio a um mercado interno em crise. A principal causa é a falta de gado pronto para abate. Mas por que isso ocorre no Brasil? Acesse a reportagem e veja os quatro principais motivos.
Exportação de soja nos EUA
(Foto: Joana Colussi/Globo Rural)
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) manteve a estimativa para a produção local de soja na safra 2020/2021 e aumentou a das exportações do país. Os números estão no relatório mensal de oferta e demanda mundial referente a fevereiro, divulgado nesta terça-feira (9/2).
Menos embarques em fevereiro
(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estimou que exportações de soja no Brasil podem ficar entre 6 milhões e 7,63 milhões de toneladas em fevereiro, indicando um intervalo de números mais conservador em relação à semana anterior.
Vacinação de trabalhadores de frigoríficos
(Foto: Reuters/Amanda Perobelli)
Trabalhadores de frigoríficos fazem parte do próximo grupo de pessoas que poderão receber a vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos. Mas as empresas estão preocupadas com a relutância de funcionários em se imunizar em alguns Estados.
Enquanto alguns estão receosos quanto à segurança e eficácia das vacinas, outros temem exigência de prova de status de imigração para serem imunizados.
Importações de leite em pó
(Foto: Thinkstock)
A cadeia produtiva de leite pediu para "suspender as importações predatórias de leite em pó do Mercosul". Segundo a Associação Brasileira de Leite (Abraleite), uma das signatárias do movimento levado ao governo federal, o momento atual do setor "é difícil" e as aquisições de leite dos países vizinhos "complicam a situação".
Vendas de café
(Foto: Pixabay)
As exportações totais de café no Brasil recuaram 9,4% em janeiro ante igual período do ano passado, a 3,1 milhões de sacas de 60 kg, informou nesta terça-feira (9/2) o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Sementes ilegais na China
(Foto: Ryan Woo/Reuters)
O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China disse nesta terça-feira (9/2) que encontrou oito empresas e institutos que produziram ou realizaram pesquisas de forma ilegal com sementes geneticamente modificadas.
O anúncio feito pelo país asiático, que não permite a fabricação ou plantio de milho geneticamente modificado, é o primeiro em anos.
Governo lança "Adote 1 Parque"
(Foto: Mario Oliveira/MTUR)
Em uma aposta para diminuir o desmatamento na Amazônia e melhorar a imagem da política ambiental brasileira, o governo federal dá a largada nesta terça-feira (9/2) ao programa Adote 1 Parque. A iniciativa, que já tem adesão de rede de supermercados, vai dispor de R$ 14 milhões.
No lançamento da iniciativa, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que é difícil cuidar da Amazônia e o governo não tem recursos suficientes para tomar conta da região. Por isso, ele pediu ajuda da iniciativa privada.
Venda de caminhões
(Foto: Scania/Divulgação)
A Scania aposta no bom momento do agronegócio para vender mais caminhões em 2021. De acordo com as projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o mercado de caminhões pode crescer 15% neste ano.
A montora ainda afirmou que tem investido em tecnologia com promessa de mais economia de combustível, além de projetar maior demanda pelos modelos a gás e biometano.
Source: Rural