Skip to main content

(Foto: Maurício Meyer/Embrapa/Divulgação)

 

A Embrapa emitiu um alerta sobre o apodrecimento de vagens de soja na safra 2020/21. Segundo a empresa de pesquisa, o problema está sendo relatado em diversas regiões do país, especialmente em Mato Grosso, desde a temporada passada.

O apodrecimento tem ocorrido a partir da formação de grãos, reduzindo a produtividade em até 20% e diminuindo a qualidade. Além disso, conforme a Embrapa, o problema gera níveis de desconto por grãos avariados que chegaram a 30%.

saiba mais

Colheita de soja do Brasil é a mais lenta em 10 anos

 

Em comunicado, os pesquisadores destacam que, até o momento, a provável causa está ligada a um conjunto de fatores relacionados ao ambiente desfavorável – estresse térmico, com altas temperaturas e déficit hídrico – e à sensibilidade de determinadas cultivares.

Em análises realizadas em grãos e vagens com e sem sintomas, a Embrapa descartou que o problema esteja relacionado a fungos. Também ressaltou que não haver evidências de que os registros serjam decorrentes do ataque de uma nova doença.

saiba mais

Ministra projeta safra de soja no Brasil de até 133 milhões de toneladas

 

"Em estudos preliminares, constatou-se que os grãos dentro das vagens deterioradas apresentavam elevados índices de enrugamento, resultantes da exposição das plantas a condições de elevadas temperaturas durante a fase de enchimento de grãos", observa a empresa de pesquisa.

Segundo o comunicado, "esse enrugamento normalmente é mais intenso sob déficit hídrico, mas pode também ocorrer em condições normais de disponibilidade hídrica". "O enrugamento afeta drasticamente a qualidade dos grãos e das sementes e propicia a infecção secundária por Phomopsis spp., o que pode propiciar o apodrecimento das vagens, principalmente em situações de ocorrência de chuvas em pré-colheita", ressalta.

saiba mais

Volta das chuvas em dezembro e janeiro faz Brasil caminhar para nova safra recorde de soja

 

Diante disso, os pesquisdaores afirmam que, como a expressão do enrugamento de grãos tem grande influência genética, "supõe-se que as cultivares que estão apresentando esse problema possam ser mais suscetíveis à sua expressão".

A Embrapa, em parceria com outras instituições e empresas, informou que está fazendo mais pesquisas para ampliar as hipóteses e suas interações.
Source: Rural

Leave a Reply