Skip to main content

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

Boletim divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (2/2) aponta avanço tímido na colheita da soja e atraso na semeadura de milho segunda safra e algodão, principalmente no Mato Grosso.

No caso da soja, o plantio avançou 0,1 ponto percentual e chegou a 99,9%, mesmo índice registrado em 2020 nos 12 Estados, que respondem por com 97% da área cultivada. Já a  colheita soma 2,1% – era 0,9% até 22 de janeiro e 8,7% no mesmo período do ano anterior.

O principal atraso é no Mato Grosso. Só 4,9% da área de soja foi colhida, enquanto o total já chegava a 25% em janeiro de 2020. Também há lentidão em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Paraná e Tocantins ainda não iniciaram a colheita, ao contrário do que ocorria na mesma época do ano anterior.

saiba mais

Atraso na safra de soja causa risco de estresse logístico para exportações em fevereiro

Imea mantém previsão de safras de soja, milho e algodão de MT

 

No milho primeira safra, o plantio chegou a 97,9% nos nove Estados que correspondem a 92% da área cultivada no país. Ainda estão pendentes as semeaduras na Bahia, no Maranhão e no Rio Grande do Sul. A colheita subiu de 5% para 8,8%, acima dos 6,1% registrados no mesmo período do ano passado.

Já o plantio do milho segunda safra segue atrasado e soma só 1,4% da área nos nove Estados – era 10,2% em 31 de janeiro de 2020. A maior lentidão está no Mato Grosso, que havia semeado 20% da área no ano anterior e agora só plantou 2,9% até o fim de janeiro. Também há atrasos em Goiás, Tocantins e Paraná.

saiba mais

Chuvas limitam avanço da colheita de soja no Brasil e atrasam segunda safra

Chuvas em janeiro favorecem desenvolvimento da safra de grãos no Brasil, avalia Conab

 

Esse cenário tem impacto direto na semeadura do algodão, que está em 56,6% nos sete Estados que correspondem a 98,2% da área cultivada – o plantio era de 78,2% no mesmo período do ano passado. O maior atraso é no Mato Grosso, que só semeou 44,6% da safra contra os 75% da mesma época em 2020.

No arroz, o plantio chegou a 99% nos seis Estados que correspondem a 87% da área cultivada, mesmo patamar em relação ao ano passado. A colheita já soma 3,2% – era 0,3% em 2020. Os trabalhos estão mais avançados em Santa Catarina (27% já colhido) e Goiás (11,3%). Maior produtor, o Rio Grande do Sul ainda não começou os trabalhos.
Source: Rural

Leave a Reply