Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

A segunda-feira (1/2) começa com mais chuva no Paraná e previsão de invernada no país no próximo fim de semana. No Estado do Sul, a situação preocupa porque há regiões com mais de 15 dias de precipitações ininterruptas, o que prejudica a condição das lavouras.

"Isso tem atrapalhado a colheita da soja, gerado grãos ardidos, perda de produtividade e até alguns casos de produtores abandonando suas áreas porque não conseguem entrar enquanto sua soja apodrece", diz o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.

saiba mais

Colheita de soja do Brasil é a mais lenta em 10 anos

Atraso na safra de soja causa risco de estresse logístico para exportações em fevereiro

 

Em todo Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a semana começa com pancadas de chuva. Segundo a Rural Clima, há uma linha de instabilidade sobre a região Central do Brasil e pequenas nuvens entre a Bahia e o Tocantins.

O boletim também informa que, a partir de terça-feira (2/2), a chuva se mantém em grande parte do país, no entanto, a frente fria se afasta para o Atlântico e, então, as precipitações retornam ao Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Já na quarta-feira (3/2), um novo sistema avança sobre o sul do país e leva muita chuva ao Rio Grande do Sul e ao sul do Paraguai até quinta-feira (4/2).

saiba mais

Chuvas limitam avanço da colheita de soja no Brasil e atrasam segunda safra

 

A partir da sexta-feira (5/2), começa a invernada, uma vez que há uma tendência dos corredores de umidade ficarem posicionados sobre a faixa central do Brasil.Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, algumas áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraguai terão chuvas generalizadas ao longo do final de semana.

"Corram com a colheita essa semana, não dessequem soja para semana que vem, porque é o período mais úmido do mês de fevereiro", alerta Santos.
Source: Rural

Leave a Reply