Skip to main content

(Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)

 

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) afirmou nesta quinta-feira (28/1) que não apoia o movimento de caminhoneiros autônomos que tenta articular uma greve da categoria no país a partir da próxima segunda-feira (1/2).

"Se houver algum movimento dessa natureza, as transportadoras garantem o abastecimento do país, desde que seja garantida a segurança nas rodovias", afirmou a CNT em comunicado. A entidade afirma que reúne 26 federações e quatro sindicatos nacionais, abrangendo 155 mil empresas.

saiba mais

Greve dos caminhoneiros ameaça colheita e logística do agro em meio à pandemia

Bolsonaro apela para caminhoneiros desistirem de greve

 

Na quarta-feira (27/1), o presidente Jair Bolsonaro apelou aos caminhoneiros para que não levem adiante a greve do setor e afirmou que o governo estuda alternativas para reduzir o PIS/Cofins para reduzir o preço do diesel, mas que a solução não é fácil.

Porém, nesta quinta-feira (28/1), o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, destacou que a ameaça de paralisação dos caminhoneiros, que conta com apoio dos petroleiros, não é problema da estatal, que segue praticando preços de paridade internacional. O preço do diesel é um dos principais pontos de queixa dos motoristas.

saiba mais

CNTTL confirma apoio à greve e promete mobilizar 800 mil caminhoneiros no dia 1º

 

O chamado de greve, feito já há algumas semanas por entidades menores de caminhoneiros, ganhou adesão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), uma das principais entidades da categoria no país.

Mas o movimento mostra-se dividido, com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) afirmando que o momento escolhido para a paralisação não é o melhor diante dos impactos da pandemia de Covid-19 pelo país e da demanda de transporte gerada pela safra de grãos. A CNTA, porém, afirma que "apoiará a decisão da maioria".

saiba mais

Governo diz que norma de pesagem será revisada e caminhoneiro pagará menos

 

Em 2018, uma greve de caminhoneiros, que contou com apoio de empresários do setor de transportes, paralisou o país por 11 dias em maio, gerando impactos na economia que perduraram ao longo de todo aquele ano.

O movimento foi encerrado após o governo do presidente Michel Temer ceder à pressão dos motoristas e aceitar criar uma tabela de frete mínimo, que passou a enfrentar oposição do setor produtivo, com a disputa em torno da legalidade da criação da tabela ficando parada no Supremo Tribunal Federal desde então.

saiba mais

Caminhoneiros pedem reunião com Bolsonaro para evitar greve nacional em fevereiro

 
Source: Rural

Leave a Reply