Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (26/1) no site da revista Globo Rural.

Greve dos caminhoneiros

 (Foto: Fellipe Abreu)

 

O movimento para uma greve dos caminhoneiros na próxima semana ganhou adesão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), uma das principais entidades da categoria no país. 

A instituição informou que apoia a greve nacional convocada por organizações menores há algumas semanas para 1º de fevereiro, por tempo indeterminado. A CNTTL afirma que tem 800 mil motoristas em sua base e que orienta todos a aderirem à paralisação.

Eleição acirrada para a Câmara

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

 

A menos de uma semana da cada vez mais disputada eleição para a presidência a Câmara dos Deputados, os candidatos seguem em busca dos 257 votos necessários para o dia 1º de fevereiro. E um dos apoios mais cobiçados é o da Bancada Ruralista. 

Na sexta-feira (22/1), alguns deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) se reuniram com Jair Bolsonaro para selarem um compromisso com a candidatura de Arthur Lira (PP-AL). 

Chuva atrasa colheita de soja

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A chuva, tão aguardada pelos produtores de soja no início da temporada 2020/21, atingiu grandes volumes em algumas regiões do Brasil e já se torna uma preocupação por dificultar o acesso às lavouras para colheita, fato que amplia ainda mais o atraso dos trabalhos no maior fornecedor global da oleaginosa.

Exportações do agro em 2020

 

(Foto: Divulgação)

 

A exportação do agronegócio brasileiro alcançou US$ 100,8 bilhões em 2020, segundo maior valor em 10 anos e crescimento de 4,1% em comparação com o ano anterior. Os dados foram compilados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com base nas informações do Ministério da Economia.

Maior produção de grãos

 (Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

 

O apetite da China pela importação de grãos do Brasil deve se manter forte em 2021, disse nesta terça-feira (26/1) a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacando especialmente a recomposição do rebanho de suínos do país asiático após uma epidemia de peste suína africana.

Cortes em orçamento de proteção ambiental

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

O governo federal propôs o menor orçamento para proteção ambiental em pelo menos 13 anos em 2021, apesar da crescente destruição da floresta amazônica, segundo dados da ONG Contas Abertas. Redução é de 5,4% em relação ao destinado no ano passado, que até então era o nível mais baixo desde 2008, segundo análise da ONG. 

Indicação ao Nobel da Paz

(Foto: Abramilho/Divulgação)

 

A indicação de ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli para o  Prêmio Nobel da Paz 2021 foi oficializada nesta terça-feira (26/01), em coletiva organizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq). O nome de Paolinelli recebeu o apoio de mais de 100 cartas de representantes de instituições de 28 países.

Surto de gripe aviária na Suécia

(Foto: Ina Fassbender/Reuters)

 

A Suécia vai abater cerca de 1,3 milhão de frangos após a confirmação de gripe aviária em uma fazenda no sudoeste do país, informou o Conselho de Agricultura do país. A variante H5N5 da gripe aviária foi descoberta no maior produtor de ovos da Suécia, perto da cidade de Monsteras, em 18 de janeiro.

Plano Nacional de Fertilizantes

 (Foto: Mapa)

 

O governo anunciou a criação de um grupo de trabalho interministerial para elaborar o Plano Nacional de Fertilizantes. O objetivo é aumentar a produção e oferta de insumos nacionais, além de ampliar a competitividade e reduzir a dependência dos produtos importados.
Source: Rural

Leave a Reply