(Foto: Divulgação)
As exportações de cachaça cresceram em 2020 – em valor e volume – para alguns países europeus, de acordo com dados do Comex Stat, compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC.
A Alemanha importou 1,10 milhão de litros da bebida em 2020, um volume 2,74% maior do que em 2019. Em valor, a variação anual foi de 6,44%, passando de US$ 1,25 milhão em 2019 para US$ 1,33 milhão em 2020. As exportações para a França, no comparativo entre 2019 e 2020, aumentaram em 9,45% em valor e em 24,53% em volume.
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Porém, considerando os números totais referentes aos 70 países para os quais a cachaça é vendida atualmente, houve uma queda das vendas. O Brasil exportou 23,9% menos litros da bebida em 2020, o que corresponde a 5,57 milhões de litros de cachaça ante os 7,33 milhões de litros vendidos em 2019.
Esse volume representou um faturamento para o setor de US$ 9,5 milhões em 2020 – 34,8% menor do que os US$ 14,6 milhões do ano anterior, refletindo as dificuldades enfrentadas por vários setores da economia devido à pandemia.
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Mesmo com o cenário desafiador em 2020, o diretor executivo do IBRAC, Carlos Lima, aponta que o crescimento nas vendas para certos países europeus dá sinais mais promissores ao setor.
“Os bons resultados apresentados em alguns mercados e o potencial da bebida no cenário externo reforçam a importância das ações de promoção internacional da cachaça para a abertura de novas oportunidades para um segmento que envolve produtores que vão desde micro, pequenas, médias até grandes empresas, distribuídos por diversas regiões do país", avalia.
Parcerias no setor
Com o objetivo de consolidar o reconhecimento da bebida no mercado externo, a parceria do IBRAC com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foi renovada no fim do ano passado. Por meio do projeto “Cachaça: Taste the New, Taste Brasil", são esperadas rodadas de negócios, participação em feiras internacionais e eventos com jornalistas e formadores de opinião.
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O novo convênio terá investimentos de R$ 3,4 milhões e, até o final de 2022, tem como meta apoiar mais de 50 empresas de todos os portes. O objetivo é ampliar a base exportadora, além de aumentar o valor das exportações de cachaça. O projeto vai trabalhar inicialmente os mercados prioritários como Alemanha, Estados Unidos, França, México, Reino Unido, Itália e Chile, e como mercados secundários, Bélgica e Suíça.
Source: Rural