Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/Globo Rural)

 

O levantamento semanal realizado pela AgRural constatou que, após as duas primeiras semanas de janeiro, a colheita da safra 2020/21 de soja continua tímida, devido ao atraso no plantio. Segundo a consultoria, até a última quinta-feira (14) apenas 0,4% da área cultivada no país estava colhida, contra 1,8% um ano atrás.

Santa Catarina, que tem área relativamente pequena e plantou algumas lavouras antes da data usual, lidera os trabalhos, vindo em seguida Mato Grosso. Os analistas da AgRural comentam que, em geral, as chuvas e as temperaturas têm favorecido o desenvolvimento em janeiro.

saiba mais

Conab reduz estimativa para a produção de grãos na safra 2020/2021

Clima para o desenvolvimento das lavouras de soja está melhor do que na safra passada

 

“Mas há queixas de pouca umidade, devido à irregularidade das precipitações, em pontos do Rio Grande do Sul, Maranhão, Tocantins, Bahia e norte e leste de Mato Grosso. As previsões de chuva para a segunda quinzena de janeiro, contudo, são boas para a maioria dessas áreas", disse a consultoria, que estimou em dezembro que o país colherá 131,7 milhões de toneladas.

Em relação ao milho de verão, a área cultivada na temporada 2020/2021 estava 3,4% colhida no Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (14/1), ante 2,4% uma semana antes e 2,5% na mesma época do ano passado. “Os trabalhos seguem restritos ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e os primeiros reportes de produtividade confirmam a quebra de safra nos dois estados.”

saiba mais

Exportação de soja do Brasil deve cair 37% em janeiro, projeta Anec

 

Preço em alta

 

Enquanto isso, os preços internos da soja estão em alta, influenciados pela valorização externa e pelo baixo excedente doméstico, apontou nesta segunda-feira (18/1) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). 

O Indicador Esalq/BM&FBovespa Paranaguá (PR) subiu 2,45% entre 8 e 15 de janeiro, a R$ 169,66 pela saca de 60 kg na sexta-feira (15/1). Já o indicador Cepea/Esalq Paraná avançou 3,75% no mesmo comparativo, a R$ 166,97 a saca.

saiba mais

Tradings de soja do Brasil se comprometem com desmatamento zero

 

Segundo os pesquisadores, o ritmo da colheita ainda é lento por causa do cultivo tardio e as áreas de plantio precoce têm registrado baixa produtividade. A expectativa é de que os trabalhos se intensifiquem entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. 
Source: Rural

Leave a Reply