Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

 

 

A CNH Industrial, gigante global que tem em seu guarda-chuva as indústrias de máquinas agrícolas Case IH e New Holland, e a multinacional John Deere não vão participar de feiras agropecuárias presenciais neste ano no Brasil.

“Não vamos participar das feiras de curto prazo, que incluem a Agrishow. Os eventos do segundo semestre, basicamente a Expointer, ainda estão em análise”, disse nesta quarta-feira (13/1) Thiago Wrubleski, diretor de Portfólio de Produtos e Commercial Services da CNH Industrial para a América Latina.

saiba mais

Massey e Valtra não vão participar das feiras agropecuárias neste ano na América do Sul

 

Em nota, a John Deere, diz que vai ficar fora das feiras em 2021 para preservar a saúde de todos nesse momento de pandemia da Covid-19. No dia anterior, outra multinacional que atua no setor de máquinas agrícolas no país, a AGCO (que representa Massey Ferguson e Valtra) já havia antecipado a mesma decisão.

Apesar de não montar seus estandes e não enviar pessoal, CNH Industrial e John Deere devem apoiar os concessionários regionais que queiram participar dos eventos. Os fabricantes afirmam que já informaram suas decisões aos organizadores das feiras.

saiba mais

Bolsonaro recebe convite e confirma que irá ao RS em março para a Expodireto

 

Francisco Maturro, presidente da Agrishow, diz, no entanto, que “oficialmente” ainda não tem conhecimento disso. Tradicionalmente realizada no final de abril, a maior feira da América Latina teve sua data transferida neste ano para o fim de maio.

Na contramão

A Jacto, outra grande fabricante de máquinas agrícolas, tem uma postura diferente das concorrentes. “Nossa prioridade é a saúde de nossos funcionários e clientes, mas, à medida em que for seguro, vamos participar das feiras”, disse Fernando Gonçalves, presidente da empresa, que participa anualmente de 57 eventos no Brasil e trRês no exterior.

Ele acredita que realizar feiras no primeiro trimestre será um risco, mas já tem o planejamento pronto para a Expodireto Cotrijal, que abre em 1º de março o calendário das grandes feiras do país.

saiba mais

Apesar de queda na produção, setor de máquinas fechou 2020 com alta de 7,3% nas vendas

 

Além de confirmar a feira presencial, com uma parte digital, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, informou que o presidente Jair Bolsonaro estará no evento. O convite foi entregue na terça-feira (12/1), em Brasília, a ele e à ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

A Cotrijal foi justamente a última grande feira presencial realizada no ano passado, antes de os eventos com público serem proibidos por Estados e municípios para evitar aglomerações.

As fabricantes passaram, então, a fazer negócios, relacionamento e lançamentos digitais. A estratégia foi tão bem-sucedida que o setor de máquinas agrícolas fechou o ano com aumento de 7% nas vendas em relação a 2019.

saiba mais

Sem feiras presenciais, setor de máquinas investe em grandes lançamentos digitais

 

Pedro Estevão Bastos, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), diz que, entre os 420 associados, há uma disparidade de opiniões sobre a participação ou não em feiras presenciais neste ano.

Ele afirma que, apesar do sucesso do modelo de vendas e relacionamento digital, as feiras ainda são muito importantes para os fabricantes planejarem sua carteira de pedidos ao longo do ano.

saiba mais

Falta de matéria-prima para produção desafia indústria de máquinas agrícolas

 

Novo modelo

Segundo o executivo da CNH Industrial, além de não participar neste semestre, a empresa vai rever seu modelo de participação nas feiras, que consomem “um montante significativo” de investimentos dos fabricantes de máquinas. Nos grandes eventos, o investimento se aproxima de R$ 2 milhões.

“A ideia é analisar melhor esses custos que a gente tinha lá no passado para tirar melhor proveito deles. Claro que a gente acaba fechando negócios nas feiras. São eventos importantes para nós, mas é uma coparticipação com nossa rede de concessionários. Então, estamos revisando esse modelo e buscando um melhor equilíbrio para os organizadores das feiras, concessionários, clientes e para nós", destaca.
Source: Rural

Leave a Reply