Skip to main content

(Foto: Sergio Ranalli)

 

O Sistema Tempocampo, da Esalq/USP, aponta que as condições meteorológicas para o desenvolvimento da soja, que está na fase mais crítica de desenvolvimento na maior parte das regiões produtores, são melhores do que no mesmo período da safra passada. 

Para a região Sul, Mato Grosso do Sul e Centro-Oeste paulista, os ganhos de produtividade podem ser 8% maiores do que na safra 2019/2020, projetam analistas. Apesar das perdas de produtividade entre 4% a 7% na região da divisa entre Bahia, Goiás e Minas Gerais em relação ao ciclo passada, houve melhora no cenário no final de dezembro.

saiba mais

Apesar de atraso no plantio, Brasil terá safra recorde de soja

 

Por isso, o Tempocampo estima uma produtividade média brasileira de soja entre 3,44 a 3,64 toneladas por hectare, considerando os cenários pessimista e otimista, respectivamente. A produção de soja do Brasil deve novo recorde, variando de 127,4 milhões a 135 milhões de toneladas levando-se em conta os cenários pessimista e otimista, respectivamente.

O volume representa uma variação positiva de 5,1% a 11,3% em relação a produção média reportada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2019/2020 – 121,2 milhões de toneladas.

saiba mais

La Niña está perdendo força e soja pode ter safra cheia, diz Rural clima

 

 

As maiores produtividades são esperadas no Paraná (entre 4,44 t/ha e 4,57t/ha). Na maior parte do Mato Grosso e Goiás, os valores podem ser superiores a 3,4 t/ha. Produtividades similares são projetadas na maior parte de São Paulo e Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, o desempenho pode ser inferior a 2,6 t/ha. A maior parte do Brasil tende a ter produtividades superiores a 3,2 t/ha. “Vale ressaltar que a região leste do Mato Grosso está melhor do que no ano passado e isso influi nos números, já que o Estado é grande produtor”, explica o professor do departamento de engenharia de biossistemas da Esalq/USP, Fábio Marin.

saiba mais

Presidente da França critica soja brasileira e associa produção ao desmatamento

 

Segundo as previsões de anomalias da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional americana (NOAA) para o segundo decêndio de janeiro, pode haver uma queda no volume de chuvas de até 75 mm para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Caso isso resulte em um veranico, o Tempocampo estima que deve haver perdas nas lavouras que estiverem em fases mais críticas, como floração e enchimento de grãos. A região Sul também deve ser favorecida por maiores volumes de chuvas, de 10 mm a 75 mm.

saiba mais

USDA reduz estimativa de produção e estoques de soja dos Estados Unidos

 

Já a região produtora do Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) deve esperar uma redução no volume de chuvas entre 10 mm e 75 mm, com destaque para o norte do Tocantins, que pode chegar a 200 mm.
Source: Rural

Leave a Reply