Skip to main content

(Foto: Cevisa/Reprodução)

 

Consumir alimentos da estação tem como principal vantagem a qualidade do produto. Os alimentos da época são mais frescos e nutritivos em comparação com os outros porque captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados.

Segundo a nutricionista Katlly Evillim Sousa, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, as frutas da época são ideais para consumo, pois o seu desenvolvimento é melhor.

saiba mais

3 receitas de caipirinhas com frutas da estação para brindar a chegada da primavera

 

"Por estarem em condições climáticas ideais, oferecem maior qualidade nutricional, no qual os nutrientes e vitaminas estão em quantidades mais adequadas, bem como têm sabor e aroma mais fortes", afirma.

Confira a seguir as frutas que são colhidas em janeiro:

Jaca

Nativa da Índia, é uma das frutas mais doces e tem muitos benefícios para a saúde. É fonte de vitamina C e contém vitamina A. Dessa forma, auxilia na imunidade e na saúde dos olhos.

Além disso, é fonte de antioxidantes, fitonutrientes e flavonóides, substâncias importantes para a prevenção do envelhecimento precoce. Também contribui na regulação da pressão arterial, na melhora da digestão e no fortalecimento dos ossos.

saiba mais

Como higienizar e armazenar frutas e hortaliças em casa para evitar problemas de saúde

 

Figo

Originário da região do Mediterrâneo, é consumido desde a Antiguidade. Auxilia na saúde do trato intestinal, no controle da diabetes, no fortalecimento do sistema imunológico, no combate à osteoporose, na redução dos sintomas da bronquite e no equilíbrio da pressão arterial. Além disso, contém minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio.

Laranja pera

Tem propriedades antioxidantes, é rica em vitamina C, e contém minerais como o cálcio, potássio, sódio e fósforo e vitaminas do complexo B. Seus flavonoides, limonóides e pectina fortalecem o sistema imunológico, sendo muito importantes no combate ao câncer.

Além deles, os açúcares, ácido fólico, ácidos orgânicos e carotenóides contribuem para o bom funcionamento do organismo, aliviando sintomas gastrointestinais e prevenindo a trombose, arteriosclerose e o envelhecimento precoce.

 

saiba mais

Tendências 2021: Brasil mira nas exportações de frutas de olho em novos recordes

 

Abacaxi

É rico em vitaminas e antioxidantes, que previnem várias doenças e o envelhecimento precoce. Possui uma enzima chamada de bromalina, que colabora para a boa digestão e também traz benefícios para a pele por ter ação anti-inflamatória, melhorando a acne e problemas no couro cabeludo.

Carambola

Pode proporcionar diversos benefícios à saúde devido à presença de nutrientes e substâncias antioxidantes. É uma ótima fonte de fibras e vitamina C. Além desses nutrientes, a fruta é fonte de substâncias funcionais como quercetina, ácido gálico e epicatequina, compostos com importante ação antioxidante.

saiba mais

Exportação de frutas para Ásia e Oriente Médio deve crescer em 2021, projeta Abrafrutas

 

Abóbora japonesa

Também conhecida como abóbora cabotiã, tem sabor delicado, é rica em vitaminas e minerais, possui betacaroteno, importante para saúde dos olhos e da pele. Da família das abóboras, é que contém mais fibras, além de ser um alimento de baixa caloria.

É fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e vitaminas E e K que auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso. As abóboras também são boas fontes de minerais e antioxidantes que combatem células cancerígenas.

saiba mais

Aprenda a usar 10 ervas aromáticas para deixar seus pratos mais saborosos

 

A seguir, aprenda a fazer duas receitas exóticas e extremamente saborosa usando algumas das frutas da época:

Figo grelhado com ricota e mel

Ingredientes
4 figos (240g)
1/4 xícara (chá) de mel (86g)
90g de ricota fresca
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar mascavo (15g)
1 colher (chá) de raspas de limão (4g)
1 laranja média (200g)
1/2 colher (chá) de suco de limão (3mL)

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 4 porções
Peso da porção: 90 g
Valor calórico da porção: 170 Kcal

Modo de preparo
Lave os figos, seque-os e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Pincele a parte interna de cada figo com um pouco de mel e reserve. Bata em um processador a ricota, o açúcar mascavo e as raspas de limão até formar uma consistência firme e leve à geladeira.

Lave a laranja, corte-a ao meio e extraia o seu suco. Em uma panela pequena, coloque o mel e o suco da laranja, leve ao fogo brando e deixe cozinhar até reduzir pela metade. Espere esfriar e misture o suco de limão. Em uma frigideira antiaderente, doure a parte interna dos figos, no fogo baixo, por cerca de 3 minutos.

Divida a ricota em 4 pratos de sobremesa, coloque por cima os figos grelhados e regue com a calda de mel e laranja.

saiba mais

Fácil e refrescante: como fazer ceviche de salmão com manga

 

Filé de peixe ao molho de carambola

Ingredientes
1 cebola pequena (100g)
1 dente de alho grande (6g)
5 carambolas (350g)
1/2 limão pequeno (40g)
3 colheres (sopa) de água (45ml)
4 filés de Saint Peter (440g)
1/2 colher (chá) de sal (2g)
1 colher (sopa) de manteiga (20g)

Tempo de preparo: 1h30min
Rendimento: 4 porções
Peso da porção: 110 g
Valor calórico da porção: 150 Kcal

Modo de preparo
Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Lave e fatie a carambola. Esprema o limão para extrair seu suco. Tempere os filés de peixe com o sal, o suco do limão e o alho. No liquidificador, coloque as carambolas e bata com água. Peneire o suco e reserve.

Em uma frigideira, derreta a manteiga e doure a cebola. Coloque os filés de peixe por cima e regue com o suco de carambola. Deixe cozinhar em fogo baixo, até que o molho engrosse.
Source: Rural

Leave a Reply