Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (5/1) no site da revista Globo Rural.

Crédito rural

A contratação de crédito rural no Brasil para a safra 2020/21 aumentou 18% nos seis primeiros meses da temporada (julho a dezembro) e chegou a 125,3 bilhões de reais, em relação ao mesmo período do ciclo anterior, disse o Ministério da Agricultura nesta terça-feira. A tomada de recursos para investimento foi a que mais cresceu, com alta de 44%, para 39,57 bilhões de reais.

Crescimento da economia

O Banco Mundial prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 3,0% em 2021, 0,8 ponto percentual acima do prognóstico divulgado em junho. Mas o organismo calcula que a retomada será "desigual" entre os setores, com indústria e agricultura se expandindo mais rapidamente do que o setor de serviços, conforme um persistente receio entre consumidores afeta viagens, turismo e restaurantes, em particular.

(Foto: Rogerio Albuquerque)

 

Empregos no agro

No terceiro trimestre de 2020, a população ocupada no agronegócio cresceu 1,3% frente ao trimestre anterior (o equivalente a um aumento de aproximadamente 217 mil postos), totalizando 16,94 milhões de pessoas empregadas, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). A recuperação foi influenciada pelas ocupações no setor agropecuário, isto é, nas fazendas.

Porto de Paranaguá

Os operadores do Porto de Paranaguá projetam exportar 6,082 milhões de toneladas de granéis sólidos no primeiro trimestre de 2021, disse a empresa Portos do Paraná, em nota, nesta terça-feira (5/1). O volume esperado, que inclui soja, farelo, milho e açúcar, representaria aumento de 11% em relação ao embarcado nos três primeiros meses de 2020 (5,47 milhões de toneladas).

(Foto: Reuters)

 

Soja no Paraná

As lavouras de soja no Paraná registraram uma ligeira melhora de qualidade nos cultivos que se desenvolvem para a safra 2020/21, com avanço de 1 ponto percentual nas áreas classificadas como boas, para 79%, ante a última análise feita em dezembro, disse o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira. Houve recuperação na umidade do solo no período, embora o volume de chuvas ainda não seja considerado adequado, em relação a anos anteriores, disse à Reuters o economista do Deral, Marcelo Garrido.

Abrafrigo

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) anunciou seu novo presidente executivo: o economista Paulo Mustefaga, que foi indicado pelo Conselho de Administração da entidade. Ele vai substituir o também economista Péricles Salazar, que morreu no último dia 20 de dezembro, em Curitiba (PR), vítima de complicações causadas pela Covid-19.

(Foto: Embrapa/Divulgação)

 

Biodiesel

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que representa a indústria processadora de soja, informou, nesta terça-feira (5/1), em nota, que os preços praticados no mercado de biodiesel ajudaram a segurar o movimento de alta do diesel no Brasil. A entidade faz uma comparação tomando por base o último aumento anunciado pela Petrobras e os leilões do biocombustível. A Abiove pontua que o reajuste anunciado pela petrolífera no dia 29 de dezembro foi o último de uma série de quatro em menos de dois meses, totalizando um aumento de 19,22% no preço. A entidade ressalta, no entanto, que o combustível fóssil representa 88% do combustível que abastece os veículos. Os outros 12% são biodiesel, que, de acordo com a Associação, começa 2021 com queda de 20,29% nos preços.

Covid-19

A China suspendeu as importações provenientes de uma fábrica de carne suína operada pela Aurora Alimentos por preocupações relativas ao coronavírus, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O Ministério da Agricultura confirmou que foi informado pelas autoridades chinesas, no dia 28 de dezembro, sobre a suspensão da habilitação da planta de suínos. A pasta informou que a China "solicitou informações sobre os casos de Covid-19 no estabelecimento", sem dar mais detalhes.

(Foto: Kyodo/Reuters)

 

Atum do milhão

Um atum rabilho foi vendido nesta terça-feira (5/1) por US$ 202,2 mil – o equivalente a mais de R$ 1 milhão – no primeiro leilão de 2021 no mercado de peixes Toyosu, em Tóquio, que reabriu após o feriado. Apesar de impressionante, este valor foi mais de nove vezes inferior ao pago pelo atum no primeiro leilão de Toyosu ocorrido no ano passado.
Source: Rural

Leave a Reply