Skip to main content

Plantio de soja no Paraná. Colheita foi estimada em 20,38 milhões de toneladas pelo Deral, ligado ao Governo do Estado(Foto: Arquivo AEN)

 

A produção de soja 2020/2021 do Paraná foi estimada em 20,38 milhões de toneladas nesta quinta-feira, um leve recuo ante as 20,47 milhões projetadas em novembro, disse o Departamento de Economia Rural (Deral), que trouxe também perspectivas positivas para o milho segunda safra.

Com a revisão, a colheita de soja deve registrar queda de 2% em relação ao volume obtido na temporada anterior, no segundo maior Estado produtor da oleaginosa do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso.

Em sua primeira projeção para a segunda safra de milho –a maior da temporada– o Deral estimou produção de 13,43 milhões de toneladas, alta de 14% ante as 11,79 milhões de toneladas colhidas na "safrinha" de 2019/20.

saiba mais

Plantio de soja avança com ajuda de chuvas no RS, mas segue atrasado, diz Emater

Chuvas de dezembro serão decisivas para safra recorde de soja em MT, diz Imea

 

O otimismo para a safrinha é fruto de uma alta de 2% na área de plantio, para 2,34 milhões de hectares, e possível elevação na produtividade de 5,12 para 5,73 toneladas por hectare.

"Não é a maior área que já tivemos, produtividade também não, nosso recorde de produtividade foi 6 mil quilos por hectare, mas é uma safra boa, considerando que temos fatores climáticos que podem impactar", disse o analista de milho do Deral Edmar Gervásio.

Ele disse que em janeiro, período em que começa o plantio, será possível ter "uma cara mais consistente" sobre a segunda safra do cereal, principalmente no que se refere ao tamanho da área semeada.

A estimativa para a primeira safra de milho foi mantida em 3,39 milhões de toneladas.

No trigo, o Deral fez um ligeiro ajuste na perspectiva de produção da safra 2019/20, que já foi colhida, para 3,067 milhões de toneladas ante 3,05 na previsão de novembro. Com isso, a colheita deste ano foi 43% maior ante a temporada passada, quando o Estado passou por fortes problemas climáticos.
Source: Rural

Leave a Reply