Skip to main content

O governo da França informou nesta terça-feira (15/12) que mais cinco fazendas com criações de aves foram atingidas vírus H5N8, conhecido como gripe aviária. São quatro fazendas de patos domésticos, de Landes e de Vendée, e uma de patos selvagens, em Deux-Sèvres. Além disso, dois novos casos da doença, em dois gansos selvagens, foram confirmados nas aves encontradas mortas na mesma região.

O governo determinou o abate e eliminação de todos os animais infectados e foram estabelecidas zonas de proteção no raio de três quilômetros e zona de vigilância em dez quilômetros em torno dos focos, onde o movimento de aves é proibido. Outras fazendas de patos expostas ao vírus estão sendo rastreadas e amostras coletadas para exames.

De acordo com comunicado do governo francês, o setor de avicultura federal está trabalhando junto com os serviços dos Estados para implementar todas as medidas necessárias para prevenir a propagação da doença. A gripe aviária não é transmissível aos humanos por meio do consumo de carne, ovos ou qualquer produto alimentar vindo do animal, mas altamente contagiosa entre as aves.

saiba mais

Surto de gripe aviária faz Japão sacrificar 94 mil aves

França ordena abate de 6 mil patos atingidos por gripe aviária

 
Source: Rural

Leave a Reply