Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

A partir de 483 respostas coletadas do Pará ao Rio Grande do Sul, a Academia Rural Clima, projeto educacional da empresa meteorológica Rural Clima, constatou que o produtor rural ainda é muito desconfiado quando o assunto é previsão do tempo.

Segundo a sondagem, 38,94% dos participantes apontam ter insegurança em relação ao tema e apenas 19,47% se sentem bem orientados.

saiba mais

Semana deve ser de chuva na região sul e tempo seco na metade norte do Brasil

 

 

Exatamente por ser inseguro, o produtor costuma consultar mais de uma fonte de informação: 66,08% procuram duas ou três, enquanto 18,85% buscam apenas em um único local. O restante (15,07%) varia entre quatro ou mais serviços de previsão.

Os aplicativos gratuitos de celular são os mais usados (61,06%), apontaram as respostas a uma questão de múltipla escolha. Em seguida, são utilizados serviços pagos (45,13%), sites gratuitos (41,59%), televisão (16,59%), redes sociais (14,60%) e outras fontes (7,30%).

saiba mais

Clima vem "pregando algumas peças" na nova safra agrícola, diz presidente da Conab

 

De acordo com Marco Antônio dos Santos, engenheiro agrônomo e agrometeorologista da Rural Clima, a sondagem ainda aponta que 57% dos produtores não sabem como a previsão do tempo é feita e isso contribui consideravelmente para a desconfiança.

Outro fator que faz com que o produtor tenha “o pé atrás” é a carência de radares meteorológicos no Brasil, cuja cobertura nacional é defasada e possibilita falhas na previsão, conforme Santos.

saiba mais

Região central sofre com chuvas irregulares e lavouras de soja já registram perdas

 

“Da rede oficial de radares meteorológicos, o Inmet [Instituto Nacional de Meteorologia], temos poucas estações no território nacional. São apenas 22 em todo o Estado do Mato Grosso. Isso é muito pouco”, afirma o agrometeorologista.

Ele também lembra que a estação meteorológica que pode ser colocada na propriedade rural não tem a função de prever o clima, mas sim aferir o que as previsões oficiais tinham apontado. “É uma ferramenta que monitora o que acontece agora, importante para aferir e fazer um comparativo”, esclarece.

Neste sentido, a Academia Rural Clima vai abrir os "bastidores" da previsão do tempo, ensinando produtores e os profissionais da área a fazer a leitura de gráficos e mapas, a fim de ter mais segurança no calendário de plantio.

saiba mais

Dezembro deve ser de chuvas regulares e maior frequência de frentes frias no Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply