Skip to main content

(Foto: Thinkstock/Ed. Globo)

 

A administração Geral de Alfândegas da China informou nesta sexta-feira (11/12) que decidiu suspender temporariamente as importações de carne bovina de dois frigoríficos brasileiros cujos produtos apresentaram traços de Covid-19 em testes de rotina realizados nos portos do país. Segundo a autoridade chinesa, a suspensão durará uma semana e as importações serão restabelecidas automaticamente após este prazo.

Os frigoríficos suspensos, o mato-grossense Naturafrig, em Barra do Bugres, e o tocantinense Plena Alimentos, em Paraíso do Tocantins, possuem capacidade de abate de até 20 e 40 animais por hora, respectivamente. Com as suspensões, chega a dez o número de frigoríficos brasileiros com as exportações suspensas para a China devido a problemas com Covid-19, sendo que seis deles já conseguiram retomar os embarques este ano.

saiba mais

Indústria de carne dos EUA pede prioridade na vacinação contra covid-19

 

Desde que constatou um novo surto da doença em um mercado em Pequim, a China aumentou as exigências relacionadas à testagem dos produtos in natura. A suspensão por uma semana faz parte de um protocolo publicado pela GACC em setembro e que prevê a suspensão automática de importação de empresas cujos produtos refrigerados apresentem teste positivo para Covid-19 em um ou dois episódios de testagem.

Caso seja constatado teste positivo em mais de três situações, o período de suspensão é de quatro semanas. Segundo o órgão chinês, as medidas visam evitar que a pandemia importe riscos por meio de alimentos importados.
Source: Rural

Leave a Reply