Skip to main content

(Foto: GCom/Divulgação)

 

 

 

Durante o terceiro trimestre deste ano, o abate brasileiro de bovinos atingiu o menor patamar desde 2016, segundo pesquisa trimestral realizada pelo IBGE.

De julho a setembro, foram 7,69 milhões de cabeças abatidas, queda de 9,5% ante igual período do ano passado, mas 4,5% acima do observado no segundo trimestre. Na comparação mensal, agosto teve a maior queda em relação à 2019, com 12,4%.

saiba mais

Falta de gado para abate e aumento das exportações deixam carne bovina mais cara

Abate de bovinos no Brasil acumula queda de 16,3% em dois meses

 

Em nota, o IBGE destaca que o resultado reflete a redução da oferta de animais prontos para abate este ano, consequência do ciclo de alta da pecuária e da maior retenção de fêmeas.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano anterior, o abate de vacas apresentou queda de 19,6%, enquanto o de novilhas (animais com com menos de dois anos) teve queda de 11,7%. Já em relação ao segundo trimestre deste ano, a retração foi 10,1% no abate de vacas e de 11,2% para novilhas.

saiba mais

Falta de gado para abate e exportações fazem preço do boi subir 8,45% em outubro

 

No caso de animais machos, o abate no terceiro trimestre deste ano alcançou 5,08 milhões de cabeças, sendo que os bois com dois anos ou mais representaram 92,4% do total. O resultado representa 4,2% ante 2019 no caso de animais adultos e de 11,3% quando considerados apenas novilhos.

Já na comparação com o segundo trimestre deste ano, houve aumento de 14,6% e 13,1% nos abates de bois adultos e novilhos, respectivamente.
Source: Rural

Leave a Reply