Skip to main content

(Foto: Pixabay)

 

O Ministério da Agricultura, com apoio da Embrapa, realiza nesta terça-feira (8/12), a partir das 14 horas, um workshop para tratar sobre mercado, conceitos, pesquisas em desenvolvimento e marco regulatório do segmento de produtos plant-based (à base de vegetais) no Brasil.

Participarão do debate a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), o Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária (Diagro), o The Good Food Institute (GFI) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

saiba mais

Mudança de alimentação do brasileiro promete "revolução" na indústria e no campo

 

A demanda por alimentos à base de vegetais tem crescido e, segundo o GFI, estima-se que o mercado global desse segmento atinja entre US$ 100 bilhões e US$ 370 bilhões até 2035. Em 2020, a categoria cresceu de forma expressiva no mercado brasileiro com as alternativas vegetais, que buscam imitar a experiência de produtos de origem animal.

Em geral, esses alimentos são produzidos a partir de proteínas vegetais texturizadas, muitas vezes vindas de grãos como soja, ervilha, grão-de-bico ou feijão. Para uma futura normatização específica ao tema, o Ministério da Agricultura tem buscado levantar informações junto ao setor que possam embasar a análise de impacto regulatório.

Acompanhe ao vivo

“O ministério reconhece a crescente demanda em relação a produtos plant-based e, por isso, busca um diagnóstico inicial associado aos cenários prospectivos para implementar um possível marco regulatório, tendo como objetivo a parametrização da produção e comércio destes produtos, de forma a alinhar as diferentes expectativas envolvidas em um ambiente regulatório salutar”, destaca o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo.

O secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Bruno Brasil, observa que o aumento da demanda por produtos plant-based é reflexo de megatendências observadas para o agro brasileiro, como o protagonismo do consumidor e a agregação de valor. 

saiba mais

Pandemia de coronavírus deve reduzir demanda por proteína animal até 2021

 

“O consumidor, cada vez mais, interfere no modo de produção de alimentos em busca de novas características relacionadas ao sabor, nutrição, sustentabilidade, dentre outras", finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply