Skip to main content

Terminal de fertilizantes no Porto de Paranaguá. Importações do composto NPK aumentaram mais de 12% nos primeiros dez meses deste ano, na comparação com o ano passado (Foto: Manoel Marques/Ed. Globo)

 

A consultoria StoneX elevou para 38,05 milhões de toneladas sua projeção para entrega de fertilizantes neste ano, volume 5% maior que o registrado no ano passado. O volume projetado anteriormente era de 37,32 milhões de toneladas, de acordo com comunicado divulgado pela empresa.

De acordo com a consultoria, a revisão do número foi motivada por um volume maior de importações de adubo no mês de outubro, além de uma indicação de continuidade desse movimento em novembro. As compras do composto NPK foram de 25,15 milhões de toneladas nos primeiros dez meses do ano, 12,7% a mais que no mesmo período em 2019.

saiba mais

Avanço do mercado de fertilizantes pode aumentar mais a produtividade do agro

Associação alerta para roubo e falsificação de fertilizantes, sobretudo no Mato Grosso

 

Na avaliação da empresa, a situação reflete um otimismo maior dos produtores de grãos, por conta, principalmente, da alta nas cotações de commodities agrícolas. E, com o mercado de fertilizantes abastecido pela maior oferta do produto importado, a estimativa de consumo neste ano foi elevada pelos consultores.

“O ritmo de importações decorre de forte negociação na ponta do consumidor final, movimento observado desde dezembro do ano passado e refletido no indicador de comercialização de fertilizantes”, explica a analista de inteligência de mercado da StoneX, Gabriela Fontanari, em nota divulgada pela StoneX.

A expectativa é de continuidade das importações e de um forte ritmo de comercialização de fertilizantes também ao longo dos próximos meses, avalia a empresa, no comunicado.
Source: Rural

Leave a Reply