Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Pesquisa realizada pela Archer Daniels Midland (ADM) junto ao Ibope DTM apontou que 52% dos consumidores adotam o estilo de vida flexitariano – pessoas que reduzem o consumo de alimentos à base de origem animal. 

Pelo menos cinco em cada dez entrevistados já consumiram produtos plant-based, 32% consumiriam novamente e 18% afirmaram consumir sempre ou de vez em quando, segundo a pesquisa. Além disso, 45% nunca experimentaram produtos à base de proteína vegetal, mas 42% se interessam em provar.

 

saiba mais

Dieta à base de vegetais pode gerar 19 milhões de empregos na América Latina, diz estudo

 

Em relação aos sanduíches à base de plantas, 29% dos consumidores já experimentaram, 16% consumiriam outra vez e 11% afirmaram consumir sempre ou de vez em quando. Entre aqueles que nunca experimentaram (70% da amostra), 65% relataram ter interesse em provar.

A etapa quantitativa da pesquisa teve 2 mil pessoas entrevistadas em julho deste ano. Na fase qualitativa, houve quatro discussões em painéis específicos nos quais os públicos foram separados por grupos de afinidade: veganos, vegetarianos, flexitarianos e rejeitadores de produtos derivados de plantas. Houve ainda uma segunda etapa quantitativa para identificar momentos de consumo.

saiba mais

McDonald’s terá hambúrguer 100% vegetal no menu dos EUA

 

Segundo a gerente de Marketing de Nutrição Humana Latam da ADM, Alessandra Mattar, à frente da pesquisa, os entrevistados de perfil flexitariano revelaram que existe o desejo de consumir produtos de base vegetal semelhantes às versões em proteína animal, mas ponderaram o risco de frustração que pode influenciar o processo de decisão e escolha.

"Então, se não é possível ter um produto de fato semelhante, muitos flexitarianos preferem aqueles que não se proponham a imitar, mas que tenham sua própria identidade de sabor, textura e, até mesmo, que sejam originais inclusive em seus nomes", disse Alessandra.

saiba mais

União Europeia libera uso de termos ligados à carne para produto vegetal

 

A pesquisa revelou, ainda, que o principal momento de consumo dos substitutos cárneos derivados de plantas é o almoço, seguido pelo jantar.

"Ficou claro que os consumidores estão interessados não somente no icônico hambúrguer, mas também estão abertos a novas opções, como os petiscos de base vegetal pré-prontos, trazendo uma clara associação da busca por conveniência com uma alimentação indulgente e mais equilibrada", disse a gerente de Consumer Insights do Ibope DTM responsável pela condução da pesquisa, Patricia Conde, na nota.
Source: Rural

Leave a Reply